Maceió

Eixo Cepa: via que corta Portugal Ramalho está 80% concluída

17/01/17 - 10h49
Agência Alagoas

O alívio do congestionamento nos trajetos entre a parte alta e baixa da cidade já é uma realidade próxima para os moradores de Maceió. Isso porque, os serviços de implantação dos eixos viários - Cepa e Quartel - que chegam para otimizar o tráfego na Avenida Fernandes Lima -, avançam e alguns trechos da obra já entram agora em fase de conclusão.

Na via que corta o Portugal Ramalho, 80% dos trabalhos de reestruturação estão finalizados. “Este trajeto, em específico, segue em etapa de pavimentação e faz parte de um dos trechos de obras do Eixo Cepa. Neste ponto, prosseguimos com as produções de passagem de nível por meio da implantação de rampas de acesso, impermeabilização de peças pré-moldadas e concretagem do piso”, esclarece o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

Com os serviços também avançados no Eixo Quartel, a equipe de engenharia da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) começa nesta semana as etapas de pavimentação, drenagem e terraplenagem. A regularização e compactação dos passeios, que antecedem a fase de concretagem, já foram iniciadas neste ponto.

Já no trecho que passará pela ladeira do Teobaldo são executados os serviços preliminares de levantamento e cadastro topográfico.

Melhorias na mobilidade

Dentro das ações de fomento a mobilidade urbana em Maceió, os eixos irão atuar como alternativa viária a uma das principais avenidas da cidade. De um lado, com seis quilômetros de extensão, o Eixo Quartel contemplará o percurso que vai da rua Marieta Lages, no bairro do Farol até a rua Ranildo Cavalcante, na Gruta. Do outro, mais de nove quilômetros de via dão lugar ao Eixo Cepa, que irá do Ibama até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol.