Maceió

Empresário sobrevive após ser vítima de bala perdida no Centro de Maceió

19/01/18 - 14h10
Olival Santos / Assessoria

O empresário Igor de França Santiago, de 26 anos, pode dizer que nasceu novamente. Ele foi vítima de bala perdida, no momento em que abria as portas de sua loja, na Rua do Livramento, no Centro de Maceió. O fato aconteceu no último dia 11.

O jovem, atingido no peito, foi socorrido por amigos e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, onde foi submetido a uma cirurgia de cinco horas, que foi decisiva para restabelecer a saúde e salva sua vida.

“Eu nem cheguei ver a arma, só senti uma queimação no peito e não vi o sangue na camiseta. Consegui visualizar algumas coisas, mas cai e tudo foi apagando”, contou.

(Crédito: Olival Santos / Assessoria)

Apesar de ter sido baleado, o empresário disse que manteve a calma. “Percebi que tinha sido atingido quando coloquei a mão próxima do coração. Minha cabeça começou a ficar quente e eu fiquei na calçada esperado por algum socorro. Foram os amigos e as pessoas que passavam pelo local que me socorreram”, relatou Igor.

A mãe do rapaz, Eunice Canuto de França, por sua vez, lembrou que a população colocou seu filho num carro e o encaminhou imediatamente para o HGE. “Eles correram para o HGE e o Igor foi levado rapidamente para o centro cirúrgico. O atendimento foi nota 10. Não tenho nada que reclamar. Em momento algum faltou remédio. A vida do meu filho foi salva graças à rápida ação dos médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais. Serei eternamente grata ao serviço que recebemos”, salientou.

(Crédito: Olival Santos / Assessoria)

Segundo Larissa Cavalcanti, cirurgiã-geral do HGE, a bala atingiu o peito, entrou no tórax e, em seguida, desceu para o abdômen. Foi feita às pressas uma sutura do diafragma e do fígado, além de uma drenagem pleural, um tipo de procedimento cirúrgico para introdução de um dreno. através de parede torácica, a fim de extrair pequenas quantidades de líquido para lubrificação das pleuras.

A cirurgiã ressaltou ainda que, caso o empresário não tivesse tido um atendimento rápido, ele poderia ter desenvolvido um choque hemorrágico. Isso porque, segunda ela, o projétil lesou a artéria da mama esquerda, o que poderia ter causado uma falha no sistema circulatório, prejudicando o volume adequado de sangue aos órgãos vitais e, como consequência, levando ao óbito.