Maceió

Especialista explica possíveis causas de tremor e diz que abalo foi leve

03/03/18 - 16h56

Um tremor de terra em alguns bairros da capital alagoana neste sábado, 03, deixou imóveis danificados e muitos moradores assustados.  A prefeitura de Maceió já acionou a Defesa Civil Nacional e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). 

O engenheiro de minas, Paulo Cabral, explicou as possíveis causas do tremor de terra em entrevista ao jornalista Oscar de Melo, na Rádio Pajuçara FM Maceió. Segundo o especialista, entre as causas prováveis estão falhas geológicas de pequeno porte ou acomodação de grandes volumes de terra. 

Cabral acredita que, apesar do susto e das rachaduras nas residências, o abalo sentido pelos moradores de  bairros como Pinheiro e Bebedouro deve ter sido de pequena magnitude.

"Se formos verificar um tremor desse, não seria nem classificado na escala Richter [que mede intensidade de abalos sísmicos]. Foram acomodações [de terra], e podem ser também devido a algumas falhas geológicas, imperceptíveis até no mapa", explicou. 

O especialista falou ainda que infiltrações provocadas pela chuva também podem ter colaborado para o fenômeno. Vale lembrar que este sábado amanheceu com chuva forte na Capital, com volume de água  seis vezes maior do que o esperado, segundo a Defesa Civil da capital. "Está chovendo desde dezembro de forma mais intensa, com eventos de deslizamentos e desmoronamentos de terra e muitas vezes trazem residências", ressaltou Cabral.