Maceió

Farmácia do Município fica sem fraldas geriátricas para pacientes do SUS

14/06/18 - 10h47

Familiares de idosos e pessoas com necessidades especiais estão há semanas à espera do fornecimento de fraldas geriátricas pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Segundo funcionários do local, há cerca de três meses não há fraldas para distribuir entre as pessoas que entraram com pedido e tiveram o processo aprovado na SMS.

Com isso, quem precisa do produto, tem que desembolsar cerca de R$ 24 por pacote, segundo conta a filha de uma idosa de 84 anos, que sofre com incontinência urinária desde que sofreu um AVC há cerca de dois anos.

Sem se identificar, ela conta que em um mês, compra cerca de 15 pacotes a um total de R$ 360.

“Nós entramos com o processo na Secretaria de Saúde e rapidamente foi aprovado. O médico tinha receitado fraldas para uso contínuo por incontinência urinária, mas na CAF não tem. São 360 reais por mês de fralda, sem falar nos remédios e nos outros gastos, como feira, aluguel, energia”, reclama.

A SMS confirmou o problema ao TNH1, mas disse que já há previsão de chegada das fraldas para a próxima semana.

De acordo com nota enviado à redação, o produto ficou suspenso temporariamente porque o fornecedor alegou não ter como entregar a marca licitada, devido a um reajuste de preço.

“A empresa foi notificada e propôs para a Secretaria o fornecimento de uma outra marca que precisou ser testada para comprovar a qualidade do produto. O fornecedor já enviou um comunicado informando que a previsão para iniciar a entrega é na próxima semana”.