Maceió

Fiscalização flagra pocilga e criação irregular de cavalos, bodes e gansos

20/01/17 - 15h16
Reprodução / TV Pajuçara

Representantes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e militares do Batalhão de Policia Ambiental flagraram, nesta sexta-feira, 20, a criação irregular de diversos animais em terrenos no bairro Antares, parte alta de Maceió. Uma pocilga e um terreno com cavalos, bodes, gansos e galinhas foram descobertos após denúncias.

De acordo com o agente fiscal da Sempma, Juruatan Cardoso, a criação de animais em áreas urbanos é proibida. “A legislação é muito clara quanto isso, é crime. É algo que gera um risco muito grande para as pessoas, que para pegar uma doença em um ambiente insalubre como este é muito fácil”, explicou.

A pocilga se encontrava nos fundos de uma residência, de propriedade de Maria Paula de França, que também possui um terreno na mesma rua, onde outros animais são criados. Ela foi notificada e terá o prazo de 30 dias para retirar os animais dos locais.

A Sempma estima que o local existisse há pelo menos cinco anos e novas fiscalizações devem ocorrer durante este mês para também ser uma forma de combate à comercialização irregular de carnes – prática normalmente realizada em locais de criação irregular de animais.