Maceió

Governo conclui instalação da pré-laje do viaduto de Jacarecica

15/03/17 - 16h59
Agência Alagoas

Os serviços da primeira etapa da duplicação da AL-101 Norte, em Maceió, continuam avançando e ganham forma. Na terça-feira (14), a equipe técnica da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) concluiu a instalação da pré-laje do viaduto de Jacarecica, que é a base de sustentação da laje do elevado.

O próximo passo agora é a execução da laje, que será iniciada ainda esta semana. Quando o serviço for concluído, a obra avança para a fase de pavimentação do viaduto.

Outro serviço que está em andamento é a construção da primeira ponte sobre o rio Jacarecica, que receberá nove vigas de sustentação no dia 20. A instalação das vigas é necessária para dar início à execução da pré-laje da ponte.

A realocação da rede de energia elétrica, que irá liberar o espaço para o novo trecho da estrada, é outro serviço que deve ser concluído até o fim deste mês.

Além disto, a construção das galerias pluviais, que permitirão o escoamento adequado da água das chuvas, também está avançando. Elas estão sendo construídas em tamanhos diferentes, variando entre 50 cm de largura por 1 metro de altura a até 4x1 metros, para atender aos diferentes fluxos, conforme o estudo de vazão feito pela equipe técnica da Setrand.

 

Com a duplicação da AL-101 Norte, motoristas e pedestres ganharão mais segurança nos trajetos, uma vez que, além da expansão das vias, a equipe da Setrand planeja a construção de três novas passarelas, canteiro central, iluminação adequada, ciclovias e faixas de pedestres.