Maceió

​​Governo vai inaugurar três novos ginásios no Benedito Bentes

Para o calendário de 2018, três novos ginásios serão entregues pela Seduc, nas escolas estaduais Dom Otávio de Aguiar, Eunice de Lemos e Pastor José Tavares.

23/02/18 - 08h04
Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem beneficiado diversas unidades de ensino da rede estadual com reformas e construções de ginásios poliesportivos. Na parte alta de Maceió não é diferente.

Para o calendário de 2018, o complexo Benedito Bentes receberá três novos ginásios, localizados nas escolas estaduais Dom Otávio de Aguiar, Eunice de Lemos e Pastor José Tavares. Nesta última unidade, as obras estão quase prontas. Em 29 de janeiro, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, entregaram o ginásio esportivo da Escola Estadual Rubens Canuto, também localizada no Benedito Bentes. Em 2015, a região também foi contemplada com o ginásio da Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio.

Para Luciano Barbosa, o equipamento beneficia, além das práticas esportivas, as atividades culturais, integrando comunidade e escola e fortalecendo a sensação de pertencimento por parte dos moradores da região.

“Os nossos alunos podem realizar mais do que as práticas esportivas nos ginásios, que, por si só, já tem uma função integradora muito grande. No local, feiras de ciências podem ser realizadas, apresentações culturais e festas da comunidade. É a determinação do governador Renan Filho: em toda a escola que tiver terreno adequado, será construído um ginásio”, afirma o titular da pasta estadual da Educação

Longa espera 

Na Escola Estadual Pastor José Tavares de Souza, a espera de 30 anos acabou. A construção ginásio coberto beneficia 1.280 estudantes do ensino fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A diretora Cristina Maria do Nascimento informa que faltam apenas alguns detalhes para a inauguração do espaço esportivo. “Agora podemos realizar eventos. Na escola também temos atividades de judô e ginástica rítmica, além da banda, que terá um lugar adequado para ensaiar. Teremos como realizar desde o tradicional racha a um casamento coletivo, beneficiando toda a comunidade com o espaço”, diz.

A estudante Alana Beatriz Bispo Pessoa conta que, antigamente, os exercícios físicos eram realizados em uma área externa. “ Isso incomodava bastante. Já tive a oportunidade de ver as obras e achei tudo muito bonito. Acredito que o novo ginásio vai melhorar as aulas de educação física”, aposta a garota.

Seu colega Vinícius Ian de Melo Rodrigues sempre se questionava se o local onde praticavam as atividades era adequado. “Estudo aqui há três anos e sempre acreditei que a nossa quadra podia melhorar. Gosto de praticar futsal, só por diversão, mas sei que, com o ginásio, quem se dedica mais ao esporte terá melhores condições”, observa o jovem.

Novo patamar

 O ginásio inédito na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar levará dignidade aos 1800 estudantes da instituição, distribuídos entre os ensinos fundamental II, Médio e EJA, além dos professores.

A professora Danielli Barbosa Calheiros afirma que não tem como mensurar os benefícios que o ginásio trará à unidade escolar. “Antes era inviável realizarmos os nossos jogos internos. Agora, temos um espaço onde podemos praticar voleibol, basquetebol, futsal, o que aumenta a nossa oferta de esporte. Isto ajudará a revelar novos talentos. Temos grandes exemplos de atletas brasileiros que começaram na escola”, fala.

A estudante Vitória Gabriely Angelo Cardoso é um destes talentos. Praticante de luta olímpica, a garota conheceu o esporte graças ao diretor adjunto Roberto Amorim e já é um dos principais nomes da modalidade em Alagoas, tendo conquistado medalhas nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). De acordo com a garota, o novo espaço será fundamental para os colegas tomarem gosto por uma prática esportiva.

“Antes tínhamos uma quadra descoberta, onde o piso não favorecia. Tínhamos problemas devido ao calor ou por causa da chuva. Acredito que, com o novo espaço, mais pessoas do colégio vão se interessar por um esporte”, diz Vitória, que estuda há quatro anos na unidade de ensino.