Maceió

Maceió é a 4ª capital do Nordeste em violência contra mulheres

23/11/17 - 15h52

Macéio está no o ranking negativo da violência contra a mulher, entre as capitais nordestinas. Segundo a pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Universidade Federal Ceará e do Instituto Maria da Penha , cujos dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (23),  18,4 % das mulheres ouvidas na  capital alagoana já sofreram violência doméstica física. Maceió é o quarto colocado nesse quesito e só fica atrás de Salvador, Natal e Fortaleza, que têm índices de 19,7%, 19,3%, e 18,9%, respectivamente.

O estudo aponta também que, em média, 17,2% das mulheres que vivem em uma capital nordestina sofreu violência física pelo menos uma vez na vida, e 7,13% já sofreram violência sexual. Em Maceió, a média das mulheres vítimas de violência sexual é de 8,4%.

O estudo é de autoria dos professores José Raimundo Carvalho e Victor Hugo de Oliveira. Foram ouvidas 10 mil mulheres em todas as capitais do Nordeste. Esta é a primeira pesquisa sobre o assunto que faz uma ligação da violência doméstica no Nordeste brasileiro, com foco entre gerações, vulnerabilidades raciais e socioeconômicas e incidência sobre a saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres.

Maceió também se destaca nos índices de incidência considerável da violência doméstica, com 68,89%, seguido de Recife (PE) e Aracaju (SE), com 53,33% e 46,67%, respectivamente.

A pesquisa também revela que os filhos acabam sendo vítimas da violência sofrida pela mãe. Em Maceió, 60,2% das crianças presenciaram o momento em que as mães foram agredidas, o maior percentual entre todas as capitais do Nordeste.