Maceió

Maceió será sede do 3º Encontro Internacional de Capoeira

24/10/16 - 14h10

Maceió sediará entre os dias 28, 29 e 30 de outubro, o 3° Encontro Internacional de Capoeira Essência (Enincape), que acontece no Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche da Barra. Trata-se de um evento cujo objetivo é desenvolver o intercâmbio entre os capoeiristas de vários países e divulgar a capoeira em vários lugares, preservando seus valores sócio-educativos e culturais.

Com o tema “A paz na capoeira”, o Enincape terá a participação de alunos, mestres e 15 grupos capoeiristas do Brasil e ainda do Canadá, Angola, Colômbia, Jamaica e Chile. 

Segundo o idealizador do evento, mestrando Marciano, o objetivo do encontro é promover a troca de conhecimento e disseminar a arte genuinamente brasileira. 

“A nossa missão desde o início do grupo, em 2009, é promover a formação humana  e contribuir para uma sociedade melhor através da capoeira. Acredito que esse encontro traz essa perspectiva porque reúne gente não só do nosso país, mas de outras partes do mundo”, explica.

De acordo com a programação, estão incluídas palestras, cursos com professores de outras unidades federativas, oficinas, apresentações de danças e samba de roda.

O momento mais especial do evento acontecerá no último dia, quando ocorre a formatura, entrega de certificados, espetáculos e o lançamento do 1º CD do grupo Capoeira Essência. O encerramento acontece no Teatro Cine Arte Pajuçara, às 16h, e será aberto ao público.

(Crédito: Divulgação)

História do grupo

A Associação Sócio Cultural Educacional Pedagógica Capoeira Essência é reconhecida pelo público em geral como umas das melhores instituições de ensino da capoeira no Brasil e no Mundo. Resultado de ações inovadoras, consistentes e profissionais.

A entidade foi fundada no dia 27 de novembro de 2009, após um longo processo de pesquisa sob a direção do mestrando Marciano, do graduado Coca e do graduado Dito, e tem como nome de fantasia “Capoeira Essência”.

A mesma está sendo registrada legalmente como entidade filantrópica sem fins lucrativos que atua na divulgação e promoção da capoeira e demais culturas e manifestações afro-brasileiras.

O grupo trabalha na formação de uma consciência crítica junto a crianças, jovens e adultos, e contribui para o desenvolvimento psicossocial positivo, através dos costumes, princípios e fundamentos da capoeira, partindo da perspectiva da valorização das manifestações da cultura popular, rica em significados e possibilidades.