Maceió

Marcelo Palmeira cumpre agenda extensa como prefeito em exercício

27/04/17 - 10h53

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, cumpriu agenda intensa durante os 12 dias em que esteve como prefeito em exercício. Esta foi a quinta vez que o gestor assumiu a liderança do Executivo Municipal.

“Para mim é sempre uma honra. Durante este período, os trabalhos na Prefeitura foram conduzidos com a mesma normalidade. Segui com as ações encabeçadas pelo prefeito Rui Palmeira com reuniões no Gabinete e forte presença nas ruas”, disse Marcelo.

Entre as ações acompanhadas por Palmeira, uma reunião com os secretários das pastas ligadas aos serviços de infraestrutura, drenagem, pavimentação, iluminação e limpeza do histórico bairro de Bebedouro. No próximo dia 6 de maio, o local receberá uma edição do Programa Nosso Bairro.

“Trabalhamos em conjunto com as secretarias para alinhar o que ainda será realizado e o que já está em andamento. No Bebedouro, faremos várias intervenções. A Praça Lucena Maranhão também está sendo reestruturada, para que a população volte a ocupar os espaços públicos”, disse o gestor.

O Nosso Bairro é uma ação da Secretaria Municipal de Governo (SMG) em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra), Desenvolvimento Sustentável (Semds), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), além das Superintendências de Iluminação Pública (Sima) e de Limpeza Urbana (Slum).

Em Bebedouro, Marcelo Palmeira vistoriou o início das obras na Rua Marquês de Abrantes. “A finalidade da obra é resolver o problema de transbordamento da água do Riacho Silva, como é conhecido na região, e melhorar a mobilidade da população que mora no local”, disse.

A água que transborda sobre a ponte do Riacho do Silva é um problema antigo, que atrapalha a locomoção dos moradores da região e da população que procura os órgãos públicos que ficam no local, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

No Ouro Preto, algumas ruas passam por obras de reurbanização. No local, o então prefeito em exercício vistoriou os serviços de pavimentação na Rua Rio Grande do Sul e transversais. A localidade já foi contemplada pelo Município com a requalificação do corredor de transportes e comércio.

“É mais um equipamento custeado com recursos próprios que vai dar qualidade de vida aos moradores. A obra se junta aos investimentos que o Município já fez no local, como a construção de uma nova unidade de saúde e o residencial que leva o nome do bairro”, destacou o gestor.

Marcelo Palmeira também vistoriou na noite da última terça-feira (25), os trabalhos de fresagem e pavimentação que estão sendo feitos na Fernandes Lima. As obras tiveram início no dia 06 de fevereiro e são executadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra).

Durante toda a semana, o trabalho está sendo realizado após as 22 horas devido à diminuição do fluxo na via. Os trechos da Fernandes Lima passam pela remoção do asfalto antigo para colocação de um novo pavimento, feito através de máquina fresadora.

“As ondulações são causadas por diversos motivos, como por exemplo, o fluxo intenso de veículos pesados. Estamos retirando as ondulações e recuperando o asfalto, para evitar mais acidentes, principalmente com motociclistas, visando também melhorar o tráfego no local. 

Os trabalhos têm inicio às 22h, quando o trânsito está mais tranquilo, onde o maquinário remove a parte danificada e coloca o asfalto novo, reutilizando o material retirado para pavimentar outras vias, como a Marquês de Abrantes, no bairro do Bebedouro”, destacou Palmeira.

Conselho da Mulher

Na quinta-feira (20), Marcelo Palmeira sancionou a Lei que cria o Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade de Maceió (Codim), que será vinculado à Secretaria Municipal de Assistencia Social (Semas).

O colegiado foi criado para discutir e encaminhar políticas públicas para a mulher, respeitando as diferentes demandas das diversas faixas de idade. “O conselho foi instituído para assegurar a concretização de direitos, por meio da participação da sociedade civil nas decisões do Município no que diz respeito à mulher”, afirmou.

Cooperação com o MTE

Já na última terça-feira (25), um importante passo para a descentralização das emissões das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi dado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, assinou o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e Ministério do Trabalho e Emprego para que a Semtabes volte a emitir carteiras de trabalho (CTPS) pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

“Com o acordo, serão delegados poderes à Semtabes para o atendimento e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social do modelo informatizado, entregar as CTPS confeccionadas aos trabalhadores e cadastrar a entrega no sistema. O Sine Maceió volta a emitir as carteiras de trabalho após a liberação do Ministério do Trabalho e Emprego, que será publicada em Diário Oficial da União (DOU)”, destacou Marcelo Palmeira.