Maceió

Motorista cantor e cobrador palestrante: talento e bom humor nos ônibus coletivos de Maceió

25/12/16 - 10h07
TNH1 / Dayane Laet

O estresse diário por conta do trânsito nas grandes cidades costuma deixar quem usa e quem trabalha no transporte urbano com os nervos a flor da pele. Buzinas, demora, desrespeito às leis de trânsito e o simples mau humor matinal de alguns não são nada fáceis de lidar. Em Maceió, alguns decidiram nadar contra essa maré e decidiram semear alegria desde as primeiras horas do dia para quem está chegando ou partindo para sua jornada diária.

A reportagem do TNH1 encontrou dois rodoviários que trabalham na região da Capital de bem com a vida. 

A primeira "viagem" do motorista Edson Ferreira, de 39 anos, parte do terminal integrado do Benedito Bentes  em direção a Orla de Maceió às 5h15. A partir daí são 8 horas de trabalho, que se dividem em 3 longas idas e vindas, e o mais surpreendente: ele canta durante todo o trajeto. E a plenos pulmões!

"MÚSICA AO VIVO"

O repertório vai de Legião Urbana até clássicos religiosos, para agradar até o passageiro mais exigente. E quando acabam as músicas? “Eu começo tudo de novo”, garante o sorridente Edson.

Entre os usuários, ninguém reclama. “É melhor que rádio e mais agradável, porque ele sempre nos recebe com muita animação”, garantiu a aposentada Maria das Neves Venâncio.

Perguntado de onde vem tanta disposição, o motorista explica que gosta muito do que faz. “Todo dia é um dia diferente e eu nunca sei o que ele me reserva”, disse. “As vezes a música alivia a tensão e termina dando um bom dia mais real aos meus passageiros”, acrescentou Edson.

Veja o motorista cantarolando:

"LIÇÕES DE OTIMISMO"

Em outro coletivo da Real Alagoas que também atua no mesmo trajeto no horário da manhã, um cobrador que se identificou apenas como “José” resolveu dar um bom dia diferente aos usuários.

Munido de algumas anotações, o ele saúda a todos que estão no ônibus com um singelo bom dia e, por pouco mais de 5 minutos, transmite palavras de ânimo e coragem a todos. O silêncio de quem compartilha o pouco espaço comprova que todos estão atentos. “Essas palavras em plena segunda-feira valem ouro” garantiu o segurança Aparício dos Santos.

"MARIA E SUA RECEPÇÃO VIP"

Já a alegria da motorista da Viação Veleiro, Maria, faz sucesso e não é de hoje. Na Linha Joaquim Leão que vai até a Ponta Verde, ela costuma receber seus passageiros com um sorriso que apaga qualquer sombra de mau humor.

“Você pode chegar chateado, com a  cara fechada, mas ela sempre cumprimenta, mesmo sabendo que nem sempre vai receber resposta”, contou uma das passageiras, Géssika Costa.

MOTORISTA PARA E AJUDA SENHORA A ATRAVESSAR AVENIDA

Em junho deste ano, o motorista identificado como Aldo, da Viação São Francisco, também surpreendeu aos passageiros ao parar o veículo cheio e descer para ajudar um idoso a atravessar as duas pistas da Avenida Durval de Góes Monteiro. Admirado, um internauta filmou o rodoviário que foi elogiado por muitos outros, que o reconheceram em outros momentos de solidariedade anônima.

Estes e outros tantos trabalhadores que foram esse verdadeiro “time do bem” tem comprovado que, não importa o que se faz, desde que seja feito pensando no próximo. São anônimos que inspiram e muitas vezes confortam desconhecidos em um cotidiano que, embora tenha como cenário muito concreto, barulho e correria, não precisa ser desumano.