Maceió

Névoa cobre Maceió e surpreende moradores no início da manhã

09/08/17 - 09h05
TNH1

Um espetáculo da natureza pegou alguns maceioenses de surpresa na manhã desta quarta-feira (9). Uma névoa de neblina cobriu a cidade e foi registrada pela reportagem do TNH1.

Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o fenômeno não é tão raro quanto se pensa.

“É mais comum na Zona da Mata e no Agreste. Aqui é mais comum na parte alta da cidade, pela variação de temperatura, uma vez que esfria mais na região, mas mesmo assim não tão incomum no litoral”, afirmou.

Vinícius explicou que dois fatores causaram a neblina. “Essa madrugada, a umidade do ar atingiu 100%, ponto de saturação, e, além disso, foi uma noite de calmaria, praticamente sem vento. Então essa camada de neblina fica concentrada, em vez de empurrar a umidade para outros locais”, explicou.

Ele disse ainda que o mar contribui com isso, uma vez que o fenômeno da evaporação ocorre e não é levado para outras regiões. “Isso ocorre no mar, mas nos nossos mares daqui, região equatorial, não é tão comum. Nos oceanos, isso acontece quando uma frente fria intensa chega”, pontuou.

O meteorologista afirmou ainda que não se trata de algo que traga algum tipo de risco para a população, é apenas “um fenômeno bonito”, e que deve se dissipar totalmente ainda durante a manhã.