Maceió

Parque Municipal: saiba como se inscrever no EcoFérias 2017

02/01/17 - 09h16
Secom Maceió

Em janeiro, mês de férias escolares, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) elaborou uma programação especial para as crianças no Parque Municipal de Maceió. Trata-se do projeto Ecoférias 2017, que une lazer, diversão e respeito ao meio ambiente, além de oferecer gratuitamente atividades programadas nos moldes de uma colônia de férias.

As atividades serão nas trilhas – com vista ao museu biológico – e brincadeiras como rouba bandeira, corrida com obstáculos, joga da velha, quebra-cabeça, detive ambiental (coleta de lixo em pontos escondidos), destaque para as charadas ambiental e caça ao tesouro na trilha dos jacarés.

Serão formadas turmas de 40 vagas para crianças com idades entre 8 e 12 anos nos dias 10, 12, 17 e 19 de janeiro, porém, as inscrições começam no dia 03, por ordem de chegada, e prosseguem até o dia 06, das 8h até 16h, no Parque Municipal, em Bebedouro.

Para efetivar a inscrição é necessária a entrega de três quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar, que serão entregues a instituições sociais localizadas nas imediações do Parque, apresentação de foto (impresso) da criança, além de preenchimento de ficha de inscrição que será somente disponibilizada no Parque quando o responsável for garantir a participação da criança – as regras também serão entregues no ato da inscrição.

A administração do Parque reforça que caso seja do interesse do pai ou responsável, a criança pode ser inscrita mais de uma vez desde que a entrega dos três quilos de alimentos seja multiplicada pela quantidade dos dias, por exemplo, se escolhidos dois a entrega passaria a ser de seis quilos.

Além disso, vale ressaltar que é de competência dos responsáveis garantir a alimentação das crianças inscritas, bem como hidratação – recomenda-se usar camisa branca e aplicar repelente e protetor solar nos pequenos. Alimentos saudáveis, como frutas, são interessantes para a realização do piquenique coletivo entre as crianças inscritas.

Nos dias de programação, as crianças serão divididas em equipes onde vão receber mapas, apresentação do roteiro de atividades e os pais vão poder ficar em uma sala de espera com exibição educativa com cinema ambiental. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 98801-3651. Confira o regulamento do Ecoférias 2017 aqui.

Após apresentação das regras gerais do parque, serão divididos os grupos, entregues os mapas e roteiro de atividades que serão desenvolvidas no percurso de 2km do Parque, com as seguintes atividades:

– Centro de Educação Ambiental

  • Apresentação sobre a Unidade de Conservação;
  • Visita ao Museu Biológico;

-Trilha da diversão - Campo de Batalhas

  • Arena Verde: Rouba bandeira; Encher garrafas.
  • Trilha do Bambu: Cabo de guerra; Corrida de obstáculos.
  • Trilha da Paz: Quebra-cabeça, Jogo da velha
  • Lago dos Girinos: Charada ambiental – estouro bolas com água.
  • Lago EU AMO MACEIÓ- Jogos das sete latas
  • Trilha dos Jacarés: Caça ao Tesouro
  • Centro de Atividades: Lanche
  • Retorno ao Centro de Administrativo

– Detetive ambiental

  • Coleta de lixo - pontos extras

– Sala de espera dos pais

  • Cine Ambiental