Maceió

Prefeito de Maceió destaca geração de renda para mulheres

08/03/17 - 11h42
Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira destacou a importância de ampliar os grupos de Economia Solidária como forma de contribuir para geração de renda para as mulheres. Em visita a uma feira de artesanato na Ponta Verde, o prefeito de Maceió falou sobre a necessidade de dar maior visibilidade à produção das artesãs, com a criação de espaços que atraiam clientes, a exemplo da Central dos Artesãos, que vai funcionar no Centro Pesqueiro de Jaraguá.

De acordo com Rui Palmeira, a economia solidária tem ganhado cada vez mais espaço na capital e é responsável por inserir a mulher no mercado de trabalho e abrir espaço para a mão de obra feminina na produção do artesanato em Maceió.

Prefeito Rui Palmeira na abertura da Feira da Economia Solidária Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Muitas das peças do nosso artesanato são produzidas por mulheres. Sabemos da importância de fazer com que essas peças encontrem mercado e cheguem aos consumidores. É uma forma de valorizar e apoiar essas mulheres, muitas delas donas de casa e mães de família, mas acima de tudo determinadas em conseguir seu espaço e garantir sua renda com dignidade”, disse Rui Palmeira.

Segundo ele, a Prefeitura está levando essa produção para shoppings e praças. “Antes eram seis grupos de economia solidária e agora já são mais de 80”, ressaltou o prefeito.

Feira da Economia Solidária Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Rui Palmeira ressaltou ainda que o Município também tem outras formas de fomentar atividades para a geração de renda, como as três Salas do Empreendedor. “Com as Salas do Empreendedor, a Prefeitura incentiva o trabalhador a sair da informalidade e abrir seu próprio empreendimento. Por meio desse equipamentos, os micro e pequenos empresários recebem orientação sobre como planejar as ações da sua empresa e os benefícios são muitos, como acesso ao crédito, redução de impostos e possibilidade de vendas para instituições públicas”, pontuou o prefeito.

A economia solidária é uma forma comum de produzir, na qual o lucro é partilhado entre todos os que participam do processo produtivo. A feira na Ponta Verde, localizada na Praça Gogó da Ema, é parte do projeto Mulheres na Luta, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e vai beneficiar diretamente 15 grupos de Economia Solidária, que vão expor seus produtos até o dia 30 de abril.

Outro grupo de Economia Solidária também está expondo seus produtos em barracas localizado na Praça Lions, na Pajuçara.