Maceió

Prefeito Rui Palmeira investe na política de proteção aos idosos

05/10/17 - 08h49

A proteção social à pessoa idosa é uma parte fundamental da política assistencial desenvolvida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O prefeito Rui Palmeira afirma que tem trabalhado para assegurar os direitos dos idosos, por meio de programas de inclusão e de promoção de direitos.

Vários equipamentos sociais desenvolvem atividades diárias de promoção à qualidade de vida dos idosos em Maceió. “Os núcleos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizados nos Centros de Referência de Assistência Social, permitem o acesso dos idosos a várias atividades de inclusão social, esporte e lazer”, diz o prefeito Rui Palmeira.

Os serviços são ofertados semanalmente e promovem o envolvimento dos beneficiários com as atividades. “O trabalho é acompanhado por equipes multidisciplinares da Semas. Os grupos de idosos dessas unidades são conhecidos pela participação efetiva e engajamento dos usuários na programação”, afirma.

Para o prefeito, os cuidados com a pessoa idosa devem ser permanentes e são necessários também para chamar a atenção da sociedade para a política de proteção. “É preciso conscientizar a população para que veja o idoso como uma pessoa ativa e capaz de exercer atividades. Por isso, trabalhamos para garantir a efetivação dos direitos do idoso, através da promoção da qualidade de vida”, destacou, referindo-se ao Dia do Idoso, comemorado no último dia 1º de outubro.

Por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), os profissionais dos 15 Cras mapeiam os territórios do município e retiram, de situações de vulnerabilidade, os idosos que têm seus direitos violados.

A partir do diagnóstico de violação de direitos ou dos casos suspeitos de negligência, que atingem os idosos das mais de 50 mil famílias acompanhadas pelos Cras, é acionado o trabalho de assistência às vítimas desses crimes, comandado pelos Creas. Essas unidades também estão preparadas para receber denúncias e atuar, junto com outros órgãos da rede de proteção ao idoso, nos encaminhamentos necessários para promover a garantia de direitos.

Benefícios

No Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o serviço de retirada das Carteiras Intermunicipal e Interestadual do Idoso são disponibilizados todos os dias por equipes especializadas, formadas por assistentes sociais e técnicos de referência, prontos para atender as demandas desse público-alvo.

Para obter mais informações sobre os Serviços de Proteção Básica e Especial que são oferecidos pela Prefeitura aos idosos da capital, o cidadão pode ligar para os números 3315-2484 e 3315-6119. O atendimento presencial é feito das 8h às 16h.