Maceió

Prefeitura entrega unidade de saúde na Santa Lúcia

06/04/18 - 11h23
Secom Maceió

Na manhã desta sexta-feira (06), a Prefeitura Municipal de Maceió inaugurou a Unidade de Saúde da Família Vereador Sérgio Quintella, no bairro da Santa Lúcia. A USF foi construída dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo assim mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários.

Com um total de 415,47m² de área construída, a nova unidade vai abrigar com muito mais comodidade duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) – compostas por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde – e uma equipe da Atenção Básica para o atendimento da população em demanda espontânea – formada por clínico geral, enfermeiro e psicólogo. Com as equipes da ESF, serão beneficiados, com a nova estrutura, cerca de oito mil pacientes cadastrados.

A líder comunitária do bairro da Santa Lúcia, Maria Pau Ferro, falou que a USF é uma conquista de todos. “Tanto a liderança comunitária, como os moradores lutaram muito para que esse posto um dia funcionasse. A unidade antiga era provisória e não atendia à demanda da população. É o sonho da comunidade do bairro da Santa Lúcia que se torna realidade”, afirmou.

Ao todo, foram investidos R$ 623 mil. Destes, R$ 512 mil em recursos do Governo Federal e R$ 111 mil como contrapartida do município, em recursos próprios. Além do atendimento médico, a USF Sérgio Quintella vai ofertar os serviços de coleta de citologia, sala de vacina, farmácia, sala de curativo, pré-consulta e ações de promoção e prevenção à saúde comuns às demais unidades do município.

O ex-secretário municipal de saúde, José Thomaz Nonô, cuja exoneração foi publicada no Diário Oficial Do Município (DOM) desta sexta-feira (06), valorizou os avanços da Saúde na capital. “Maceió vive novos tempos quando se fala em saúde. Desde o início da gestão, nós tivemos um cuidado em conversar com os médicos em cada um dos postos de saúde para saber a real necessidade de cada unidade. É só observar como estão os postos de atendimento. Nós investimos em estrutura física, equipamentos novos, diminuímos as filas, e o melhor, tudo isso com atendimento humanizado”, explicou.