Maceió

Rui Palmeira anuncia entrega de mais 3.900 unidades habitacionais

27/11/17 - 09h46

Nos últimos cinco anos, o Município de Maceió avançou com a oferta de moradia, reduzindo de forma significativa o déficit habitacional. Com a entrega dos Residenciais Maceió I e Jorge Quintella, prevista para este ano, o prefeito Rui Palmeira consolidará a entrega de 10.032 novas moradias.

Na última sexta-feira (24), diante de parte dos futuros moradores do Residencial Maceió I, a Prefeitura fez o sorteio das 3.900 novas unidades habitacionais do conjunto, uma pequena cidade construída no Cidade Universitária, bairro da parte alta de Maceió.   

Para o prefeito Rui Palmeira, cumprir as metas estabelecidas para a oferta de moradia é uma conquista para a gestão e para a população de Maceió. “Cada unidade habitacional entregue representa um sonho realizado. Cada família beneficiária estará conquistando não apenas a casa própria, mas resgatando a dignidade e a segurança, já que muitas delas perderem suas moradias em consequência das fortes chuvas e outras deixam as ruas e vão para a estabilidade da casa própria”, destaca o prefeito.

Rui ressalta que as pessoas que perderam as casas em consequência das chuvas têm prioridade no cadastro habitacional. “Só este ano, 1.700 famílias egressas de áreas de risco foram cadastradas no programa habitacional da Prefeitura de Maceió. “Vítimas de desastres naturais, como as pessoas que perderam suas casas no inverno de 2017 em Maceió, têm prioridade no atendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, o que é muito justo e também representa nossa determinação de priorizar o atendimento às pessoas que mais precisam”, afirma.

Rui Palmeira lembra que a prática tem sido observada em todos os projetos habitacionais da Prefeitura de Maceió. “No início de junho deste ano, quando entregamos o Residencial Morada do Planalto, que contemplou 1.200 famílias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial incluiu 30 famílias que haviam perdido suas casas em áreas de risco. Nos próximos residenciais, o número de famílias em situação de emergência atendidas é muito maior, considerando que as conseqüências do inverno deste ano foram muito mais sérias”.
Habitação em Maceió        
Desde 2014, 5.316 famílias maceioenses de baixa renda tiveram acesso à moradia própria pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Maceió. “Em 2014, entregamos 240 apartamentos no Residencial Ouro Preto, parte deles destinada a vítimas de enchentes. Em 2016, entregamos 900 moradias no Residencial Rio Novo e mais 2.976 no Residencial Parque dos Caetés. Este ano, entregamos o Morada do Planalto, com 1.200 moradias. Até o final do ano, entregaremos as 3.900 unidades do Maceió I e 816 do Residencial Jorge Quintella, no Benedito Bentes, totalizando 10.032 unidades”, pontua o prefeito.
Além desses residenciais, no dia 1º de junho deste ano, o Ministério das Cidades aprovou o projeto para a construção de mais 700 novas moradias em Maceió.