Maceió

Secretaria Municipal de Saúde faz prestação de contas sobre aplicação dos recursos do SUS

20/06/17 - 12h47

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde fizeram, nesta terça-feira (20), durante audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), referentes ao primeiro quadrimestre de 2017. A sessão foi comandada pela vereadora Fátima Santiago (PP), integrante da Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social, e contou com a presença do vereador Chico Filho (PP).

"Este é um momento de extrema importância, pois o Executivo disponibilizou dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer dúvidas, debater propostas para melhorias da gestão em saúde do município, além de nos apresentar dados de como e onde os recursos estão sendo aplicados", afirmou Fátima Santiago ao iniciar a audiência.

A vereadora defendeu maior investimento na atenção básica. “Temos que prevenir, conhecer do que as pessoas adoecem e morrem. Do contrário, não vou fazer saúde nunca”, disse, ao chamar a atenção para os investimentos apresentados de 13.19%, enquanto 11.5% vão para a média e alta complexidade.

A diretora de Gestão de Planejamento em Saúde, Sônia Moura, fez a apresentação dos números, onde e de que forma os recursos públicos estão sendo investidos no setor. Destacou o controle social assegurado a partir da audiência pública, momento no qual todas as ações de saúde são publicizadas.
Ela destacou que quase a totalidade dos recursos para o setor em Maceió é proveniente do Tesouro nacional e municipal e ressaltou que 22.74% do montante aplicado é da arrecadação do próprio município, um percentual considera significativo. Afirmou que apesar de o município assumir ações que são do Estado, o repasse feito pelo tesouro estadual ainda é muito pequeno. “Para se fazer saúde é preciso dispor de um recurso tripartite – União, Estado e município”, disse a diretora, que estava acompanhada da secretária adjunta de gestão da Saúde, Nadja Tenório.

O vereador Chico Filho usou a tribuna da Casa para fazer alguns questionamentos aos técnicos. “A gente sabe que o município presta serviços a praticamente todo Estado e o que está sendo feito para reaver esses recursos que estão sendo aplicados pelo município em ações que não são nossas?”, indagou.

“Coloco-me à disposição para a gente discutir melhor essa matéria. Precisamos dá um direcionamento. Está havendo nas unidades um certo temor com o futuro do PSF. Precisamos motivar esses servidores, colocando a importância do trabalho dele para a população”, disse o parlamentar.