Maceió

SEMDS apresenta projeto para recuperar área ambiental no José Tenório

26/03/17 - 21h41

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, esteve, na noite dessa sexta-feira (25), no Conjunto José Tenório para apresentar o projeto que deve recuperar uma área degradada ambientalmente na região. Aos moradores, o gestor explicou de que forma o órgão pode resolver o problema reclamado pela população e anunciou que o Conjunto também deve ser contemplado com a construção de um mirante.

“O projeto prevê a construção de uma mureta de contenção com grades para proteger a área que vai do Fórum ao posto de saúde do José Tenório, uma extensão que está degradada por conta do descarte inadequado de resíduos e que também está sendo utilizada por meliantes. A ideia é proteger o espaço de mais de um quilômetro para evitar que a população jogue lixo, já que se trata também da encosta de uma grota. Apresentamos o projeto e, com a aprovação dos moradores, vamos viabilizar os recursos para a execução”, disse Gustavo Acioli Torres.

Sobre o mirante, o secretário explicou que a construção do projeto vai ser submetida ao Ministério do Turismo por meio da proposta de um pacote de obras que prevê a instalação de oito pontos com a mesma estrutura em regiões estratégicas da capital. “Lavaremos ao ministro Marx Beltrão a proposta da Rota dos Mirantes, onde queremos construir oito mirantes em locais diferentes para fortalecer e desenvolver o potencial turístico dos bairros comtemplados, a exemplo do José Tenório”, esclareceu.

O projeto vai ser submetido ao órgão federal, que deve analisar a proposta para posteriormente liberar os recursos que vão viabilizar a construção. Acioli acrescentou que é necessário o aporte do Governo Federal para a execução do serviço de maior proporção. Segundo esclareceu o gestor, são dois projetos distintos: a recuperação da área degradada e a construção do mirante. “Seria inviável executar os dois projetos apenas com o orçamento da secretaria, por isso vamos submeter ao Turismo”, colocou.

A apresentação do projeto foi acompanhada pelo vereador Kelmann Vieira, presidente da Câmara de Maceió, que ressaltou e listou parte dos serviços já executados pela gestão do prefeito Rui Palmeira no Conjunto José Tenório. O local recebeu uma das maiores praças construídas pelo Município na cidade, teve ruas pavimentadas, o posto de saúde reformado, além de diversos serviços de iluminação, meio ambiente e limpeza urbana.

“Há mais ou menos quatro anos, a região onde agora temos a Praça do Bicentenário era um lugar completamente abandonado. O prefeito veio aqui e construiu esse espaço que considero um centro de esporte e lazer para as moradores, que hoje trazem seus filhos para brincar em um lugar bonito e bem estruturado. O José Tenório já recebeu diversas ações de Infraestrutura e agora o secretário volta ao Conjunto para apresentar um projeto importante, que vai acabar com o problema reclamado pela população”, disse o parlamentar.

O presidente da Câmara acrescentou que, em relação aos mirantes, vai contribuir com o pleito para a liberação dos recursos em Brasília. “Hoje o Ministério do Turismo é ocupado por um alagoano, amigo nosso, e temos certeza de que ele vai dar prioridade a esta ação. Sabemos que impossível para o Município custear todas as obras na cidade, sobretudo nesse período de crise, e cabe a nós ajudar o prefeito Rui Palmeira a conseguir a verba no Governo Federal”, afirmou Kelmann.

A líder comunitária Cleonice Alves acompanhou a apresentação do secretário Gustavo Acioli Torres e, na ocasião, comentou sobre a atenção do Município à área em que mora. Ela ressaltou os serviços realização em benefício aos moradores e agradeceu à gestão pelo trabalho em prol da região.

“Agradeço em nome de toda a comunidade. Para nós, é impressionante que, desde o início da primeira gestão, o prefeito Rui Palmeira tem olhado para o José Tenório como nenhum gestor tinha olhado antes. Temos levado as demandas e recebemos um bom retorno, temos um bom diálogo. O prefeito assumiu um compromisso e tem honrado com o seu papel de gestor. Construiu a praça, calçou ruas, melhorou a iluminação, reformou o posto e agora trás um novo benefício para atender o que a nossa comunidade pede”, pontuou a liderança.