Maceió

Servidores de Maceió paralisam atividades por tempo indeterminado

22/06/17 - 09h00
Divulgação

Os trabalhadores da Prefeitura Municipal de Maceió pararam as atividades por tempo indeterminado, a partir da manhã desta quinta-feira (22), após decidirem pela greve em assembleia geral da categoria no último dia 14.

Como parte do movimento de greve, a categoria deverá se reunir na Praça Deodoro, no centro de Maceió, às 9h30, para um ato e sai em caminhada em direção à Secretaria de Finanças de Maceió, no mesmo bairro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Maceió e Região Metropolitana (Sindspref), Sidney Lopes, a categoria reivindica um "reajuste de 6,29%, referente ao restante da inflação de 2016 mais a inflação de 2017".

“A Prefeitura pediu quatro meses para apresentar proposta com base no balancete. Quando o balanço saiu no Sistema do Governo Federal, mostrou que há margem, mas a prefeitura disse que não tem como pagar”, alega o presidente do sindicato.

Negociação continua

A Secretaria de Gestão de Maceió (Semge) informou, por meio de nota, que não encerrou a negociação com os servidores municipais. "Diante da crise, o Município está trabalhando em medidas econômicas que possibilitem uma folga nas contas públicas necessária para concessão de um reajuste salarial responsável e que garanta o pagamento da folha de pessoal em dia - que é uma prioridade para a Prefeitura". 

A Semge ainda comunicou que solicitou mais um prazo de 90 dias, período em que se espera uma melhora nos indicadores financeiros, para apresentar proposta. "A Prefeitura ressalta também que, além dos salários, também tem mantido as progressões de carreira em dia, garantindo o direito dos servidores e buscando evitar perdas salariais do funcionalismo do município".