Maceió

Servidores do Município iniciam paralisação por tempo indeterminado

17/07/18 - 07h26
Arquivo / Sindspref

A partir desta terça-feira (17) apenas 50% dos servidores públicos do Município de Maceió estarão trabalhando. A categoria decidiu pela Greve Geral por tempo indeterminado durante Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió realizada na quarta-feira (11), no Clube Fênix Alagoana.

A paralisação foi decidida pelos servidores após a última proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Maceió, de 3%, retroagindo a junho. O movimento pede 15,41% referente à perda da inflação de 2014, 2015, 2016 e 2017 e com retroativo de janeiro, mês da data-base.

“A greve é a única forma de cobrar o nosso direito. A legislação diz que o gestor municipal deve atualizar anualmente o salário do servidor público do município baseado no IPCA e com data-base em janeiro. Pois, estamos desde 2014 com perdas inflacionárias e a proposta que o prefeito oferece, contempla apenas IPCA de 2017 e ainda não consagra a data-base”, declarou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref), Sidney Lopes.

Em entrevista ao TNH1 no início do mês, o prefeito Rui Palmeira disse que os 3% eram o percentual máximo que o Município poderia oferecer e citou a queda da arrecadação com repasses federais como obstáculo para o aumento dos gastos da Prefeitura.

Por nota, a Prefeitura de Maceió disse que começou a receber as comunicações oficiais sobre a decisão de greve de alguns sindicatos. A partir de agora, a Procuradoria Geral do Município fará a análise jurídica e alinhará junto à Secretaria Municipal de Gestão qual deve ser o procedimento quanto aos encaminhamentos da gestão municipal sobre o assunto.