Maceió

Trabalhadores da construção recebem serviços de saúde, lazer e cidadania

18/08/17 - 15h10

Mais de 3,68 milhões de atendimentos para cerca de 728,8 mil pessoas. Este é o saldo do maior evento de responsabilidade social do país na área da construção civil nos últimos 10 anos. No próximo sábado mais uma corrente de solidariedade estará formada em 31 cidades do país, incluindo Maceió. É que neste dia acontecerá a 11ª edição do Dia Nacional da Construção Social, uma ação da indústria da construção destinada à promoção do conceito de responsabilidade social empresarial, com serviços gratuitos de saúde, lazer, cidadania e educação para os trabalhadores da construção e seus familiares.

Promovido nacionalmente pelo Sesi e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento é realizado em Maceió pelo Sesi/Alagoas, Sinduscon-AL e Ademi-AL. A expectativa é que quatro mil pessoas sejam atendidas neste sábado (19), no horário das 8h às 14h, na unidade do Sesi Cambona.

Serão oferecidos atendimento médico e odontológico, fisioterapia, psicologia, vacinação, medição de IMC e aferição de pressão arterial. Os participantes também poderão tirar carteira de identidade, CPF e CadÚnico (cartão de idoso e carteira de passageiro especial). Haverá ainda brinquedos para as crianças, distribuição de lanches e sorteio de brindes.

Em Maceió o Dia Nacional da Construção Social contará com o concurso Talentos da Construção e Casamento Coletivo. Cada localidade desenvolve as ações do Dia Nacional da Construção Social, que são planejadas de acordo com a demanda de seus trabalhadores. O evento é construído com participação coletiva dos colaboradores das entidades da Construção, parceiros, empresários, gestores de RH, engenheiros, entre outros. Pelo menos 200 voluntários participarão da ação neste sábado.

TEMA

Na abertura do maior evento de Responsabilidade Social realizado pela Construção Civil Brasileira em todo o país haverá um ato cívico em defesa ao combate à corrupção e da retomada do crescimento econômico. Como reflexo desse resultado, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) escolheu o tema " Minhas Escolhas Meu País" para mostrar à sociedade brasileira que a indústria da construção assumiu o papel na defesa de valores e princípios éticos que sejam capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais sustentável.

A campanha visa conscientizar o cidadão trabalhador da indústria que "a cada escolha que faz ao exercer a cidadania tem impacto na sociedade e no país que está escolhendo e que deseja viver". Realizado anualmente, o DNCS foi idealizado pela CBIC há 11 anos e constituiu uma ação de mobilização da indústria da construção destinada à promoção do conceito de responsabilidade social empresarial, com serviços gratuitos dedicados exclusivamente aos trabalhadores do setor e seus familiares nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação. "Cuidar do nosso trabalhador é a nossa missão e fazemos isso com muito empenho para que ele se sinta valorizado e motivado a trabalhar na construção do nosso Brasil", disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins. Aguardado com muita expectativa pelos trabalhadores e familiares, o DNCS já integra o calendário anual do setor da construção com ampla programação. A cada nova edição são propostas ações diversificadas de acordo com as condições e demandas de cada localidade participante. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção prestigia e apoia as atividades realizadas nas cidades brasileiras promovendo a divulgação também no dia do evento. 

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) faz parte da agenda de eventos do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC). O Fasc é o espaço de participação coletiva para realização de debates, proposição de soluções inovadoras, disseminação de boas práticas e troca de experiências entre os diversos atores da indústria da construção com a missão de alavancar o impacto social da cadeia produtiva da indústria da construção, fortalecendo a geração de valor nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.