Maceió

UPA do Benedito Bentes completa dois anos de atividade e cresce em atendimento.

03/07/18 - 13h47

As duas UPAs, Trapiche da Barra e Benedito Bentes, tiveram importante participação no atendimento de urgência e emergência na grande Maceió. Em 2016 foram 167.128 atendimentos na urgência e emergência. A UPA Trapiche, inaugurada no dia 22 de fevereiro de 2016, atendeu na urgência e emergência a 99.225 pacientes.

A UPA do Benedito Bentes, que entrou em funcionamento no dia primeiro de julho de 2016, atendeu a 67.903 pacientes. Em 2017, somente a UPA do Trapiche, atendeu 131.320 pessoas. E esse ano, nos primeiros seis meses, a unidade Trapiche atendeu 76.524 pacientes. Em 2017 a UPA do Benedito Bentes atendeu 156.793 pessoas e em 2018, até esse mês de junho, foram 83.196 pacientes. As duas UPAs juntas atenderam em 2016 - 167.128 pessoas.

Em 2017 – 288.113 pacientes e nos primeiros seis meses de 2018 – 233.317 pessoas. A administração projeta que podemos alcançar, esse ano, 466.634 atendimentos, se a média de atendimentos diários for mantida. Os números ratificam o acerto dos governos federal, estadual e municipal em inaugurar uma nova era no atendimento ao cidadão com as novas unidades de pronto atendimento.

Para a diretora técnica das UPAs, médica Sandra Gico, “as UPAS foram projetadas para atender, exatamente, a uma demanda de pacientes com doenças agudas ou agravo de doenças pré-existentes e aqui nós atendemos a esses pacientes e estamos conseguindo estabilizar e encaminhar, só os casos mais graves, para o HGE. O atendimento humanizado das UPAS de Maceió ganhou a confiança da população e com certeza influenciou nas estatísticas com redução de entradas lá no Hospital Geral”. 

O Hospital Geral continua sendo a maior referência no atendimento de urgência e emergência no estado, mas os números provam que as UPAs tiveram excelente desempenho em absorver pacientes que antes eram encaminhados diretamente para o HGE.     O reconhecimento ao serviço prestado pelas UPAs aflora nos depoimentos presenciais feitos diretamente aos técnicos e corpo médico no dia a dia das unidades, assim como nos registros espontâneos das redes sociais. A satisfação ecoa nas comunidades assistidas pelas UPAs e também nos projetos de ampliação da rede de assistência.

Ao completar dois anos de atividade, neste mês de julho, a UPA do Benedito Bentes comemora a crescente média de atendimento que agora já alcança a 490 por dia. A Gerente administrativa, Kamyla Bastos, destacou UPA na solenidade comemorativa, o envolvimento de toda equipe no sucesso da administração. “São pessoas realmente comprometidas com o que fazem”.    

O instituto Saúde e Cidadania (ISAC), foi representado pelo seu presidente, Thiago Sobreira, que falou da importância das parcerias. “É um momento especial para o Instituto, para os colaboradores e para o município. Completamos dois anos e estamos sempre em busca de melhorias”.    

O aniversário da UPA do Benedito Bentes foi abençoado de forma ecumênica pelo Padre Maurício e pelo Pastor Jorge. “Essa unidade é o porto seguro da comunidade, onde as pessoas recebem um tratamento humanizado”, acrescentou o Pastor Jorge.    

Mariana de Carvalho, Gerente de Atenção à Emergência e Urgência da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, salientou que o serviço realmente funciona, onde as pessoas são bem atendidas e encontram resolutividade”.