Maceió

Usuários do Domingo é Meia ultrapassam 13 mil por mês, aponta SMTT

15/06/18 - 07h37

Prestes a completar um ano de implantação do Domingo é Meia em Maceió, o prefeito Rui Palmeira fez um balanço do funcionamento do benefício. Segundo o prefeito, além do desconto de fundamental importância para os passageiros, o serviço oferecido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também ajuda a promover a segurança dentro dos coletivos, já que as pessoas não precisam pagar a passagem em dinheiro, utilizando o Cartão Bem Legal Cidadão para isso.  

“O Domingo é Meia é um sucesso. Desde sua implantação, em junho do ano passado, o benefício melhorou a vida dos maceioenses através do desconto de 50% aos domingos, o que proporcionou uma acessibilidade maior dos usuários do transporte coletivo ao lazer”, afirmou o prefeito.

Para o gestor, a implantação do programa foi parte da meta estabelecida pela administração municipal de acabar com a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus e, com isso, reduzir a violência em coletivos do município.

“Aproveito para reforçar que, para usufruir do benefício, todo mundo tem que ter o Cartão Bem Legal Cidadão, que é gratuito e pode ser adquirido em vários pontos da cidade como Tabuleiro, Centro e Mangabeiras”, disse.

Números

No primeiro ano de implantação, os dados sobre o Domingo é Meia levantados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mostram que os maceioenses estão utilizando o desconto oferecido pela Prefeitura. De junho de 2017 até o dia 10 de junho deste ano, a média de utilização do Cartão Bem Legal Cidadão aos domingos é de 13.660 por mês. Ainda segundo a SMTT, até o dia 10 deste mês, o desconto aos domingos foi utilizado 163.930 vezes.

“A praticidade também faz com que as pessoas usem o benefício cada vez mais. O cartão substitui o dinheiro, evita demora pelo motivo de não ter que passar troco, então isso também acaba estimulando o usuário a sair de casa e utilizar o transporte público”, completou.

Para fazer o cartão Bem Legal Cidadão, é necessário apresentar apenas o CPF e o RG originais do usuário. O documento é confeccionado gratuitamente nos postos localizados no Centro de Maceió, na Rua Buarque de Macedo, além do Terminal Integrado do Benedito Bentes, no Tabuleiro do Martins (entrada do Conjunto Cleto Marques Luz) e na Central Já! do Maceió Shopping.