Maceió

VC Repórter: vídeo mostra condições precárias de banheiro da Ceasa, em Maceió

Imagens revelam condição de insalubridade, que impede o uso dos banheiros

03/05/16 - 12h52
Reprodução / Vídeo

O TNH1 teve acesso a um vídeo que mostra as condições precárias de um dos 12 banheiros da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa), localizada no bairro Forene, em Maceió.

O vídeo foi enviado por um internauta por meio do VC Repórter, canal do aplicativo Pajuçara,  onde é possível realizar denúncias e sugestões de matérias.

De acordo com o denunciante, que trabalha no local e preferiu não se identificar, os banheiros se encontram em estado deplorável e sem condições de uso há muito tempo. Ele questiona o destino do dinheiro arrecadado pelos administradores, que cobram taxas para a manutenção, tanto dos clientes quanto dos vendedores que trabalham no local.

“Esse banheiro não tem condições de uso, vejam essa podridão. Esse é o banheiro que é disponibilizado para clientes e funcionários. Não há higiene alguma. A gente fica com medo até de pegar uma doença. Pra onde vai o dinheiro da taxa que é recolhido por cada carro que entra aqui? São três reais por cada veículo, tanto de clientes como funcionários. É um descaso total”, reclamou o denunciante.

Veja vídeo: 

Administração promete reforma


Procurado pelo TNH1, o diretor do órgão gestor da Ceasa, o Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral), Helenildo Ribeiro admite o problema e diz que os banheiros sofrem com depredação e até furto de materiais desde que passaram pela última reforma, no final do ano passado.

Com vasos entupidos por pedaços de frutas, descargas que foram furtadas ou quebradas e outros equipamentos depredados, a limpeza, segundo afirmou, fica prejudicada. “O problema é recorrente. Desde gestões anteriores são feitas reformas, mas a utilização por parte de clientes e comerciantes é muito grande e nem todos têm a mesma consciência de utilização correta”, defendeu.

O diretor afirmou que o Ideral já tinha a intenção de realizar uma nova reforma no local, mas que foi adiada à espera da aprovação do orçamento do Estado. Porém as obras serão iniciadas já esta semana, segundo Ribeiro. “Vamos entregar em perfeitas condições e sentar com representantes das lojas para mudar o modo de administração.

A reforma será feita em etapas, para não deixar os usuários sem banheiro, e tem previsão de término para o final deste mês.