Maceió

Vendedores trabalham sem energia elétrica no Mercado da Produção de Maceió

17/07/18 - 08h50

Os vendedores do Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió, começaram a trabalhar nesta terça-feira (17) sem energia elétrica, após o corte realizado na tarde de ontem pela Eletrobras.

De acordo com o administrador do local, que se identificou como Miguel, mais de 900 comerciantes trabalham no mercado e a maior preocupação é perder os produtos que estão em freezers e câmaras frigoríficas.

Um vendedor de carne bovina que conversou com a TV Pajuçara nesta manhã, disse que o produto passou a noite no gelo, mas hoje o gelo acabou e ele precisa da energia para a refrigeração, ou pode perder o material.

“Fomos pegos de surpresa. Não pode passar de hoje ou a situação vai ficar complicada”, desabafa o administrador.

O problema se estende ao Mercado do Artesanato, no mesmo bairro, onde são vendidas peças de vestuário e material de decoração.

Pagamento

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária informou que conseguiu dotação orçamentária e fará o pagamento do débito, em torno de R$ 75 mil, ainda nesta manhã, para solicitar o religamento imediato da energia.

Por meio de nota, a Semtabes informou que o Município arca sozinho com o pagamento da luz das áreas comuns e de todos os comerciantes individuais, inclusive das 11 câmaras frigoríficas de grande porte. Além disso, a alta taxa de inadimplência dos permissionários tem sobrecarregado os custos de manutenção do mercado, o que deixou a Semtabes sem orçamento suficiente. 

A Eletrobras Distribuição Alagoas informou que os cortes de energia só são realizados após notificações de aviso de suspensão de fornecimento. A Distribuidora disse ainda que para que as medições de energia dos boxes sejam individualizadas, é necessário pedido formal do cliente e que a estrutura esteja preparada no local para que seja efetuada a instalação dos medidores.