Ventania na madrugada destrói telhados e danifica casas em Cruz das Almas

12/01/2018 - 10:23 - Atualizado em 12/01/2018 - 17:52
Edvaldo recolhe telhas que sobraram inteiras (Crédito: TNH1 / João Arthur Sampaio)

Uma ventania na madrugada desta sexta-feira (12), por volta de 1h, gerou danos em residências na Rua Marechal Deodoro, bairro de Cruz das Almas, em Maceió. Durante a chuva, moradores contam que perceberam um grande clarão, em seguida, um estrondo, e logo depois só restou contabilizar os prejuízos.

Telhados destruídos, fios rompidos sobre as casas, grades no chão, caixas d’água sem a tampa e falta de energia foram os danos encontrados no início da manhã. Eles acreditam que um raio atingiu a região, mas ninguém tem certeza.

ver galeria
1/7

Hoje, Edivaldo Moura, de 62 anos, passou a manhã recolhendo na varanda as telhas que sobraram inteiras, após a estrutura de madeira que sustentava o telhado cair. O material atingiu a casa vizinha e deixou uma abertura no teto.

Na casa de Vera Lúcia, de 56 anos, depois do barulho que acordou toda a família, ela já viu os objetos no chão. “Por volta de 1h, vimos um barulho grande. Quando a gente abriu a porta, já viu tudo no chão. Nem sei dizer o que foi. Já teve vento pior e não ocorreu isso”, relata.

Nesta manhã, os moradores ainda estavam assustados. “Dessa vez foi de assustar. Elas [minhas filhas] ficaram apavoradas. O negócio foi o barulho, muito forte. Nunca vi isso na minha vida, mas como tá na época de raio...”, conta Ijair Freire, 65 anos.

Arlinda Soares, de 40 anos, contou ao TNH1 como foi a noite na Rua Marechal Deodoro; confira:

A Eletrobras esteve no local e restabeleceu a energia, mas continuou trabalhando para remover os fios rompidos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu nota sobre o ocorrido:

Sala de Alerta da Semarh sobre chuvas em Cruz das Almas

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acompanha 24 horas o tempo em Alagoas. De acordo o monitoramento, não houve fortes ventos no Litoral do Estado. O vento estava em direção leste com a intensidade fraca em torno de 30 quilômetros por hora.

Sobre o questionamento de uma ventania na região de Cruz das Almas, em Maceió, a Sala de Alerta esclarece que durante a madrugada desta sexta-feira (12), o litoral recebeu fortes chuvas, em torno de 45 milímetros, em menos de uma hora naquela localidade.

 

A previsão é de que o tempo permaneça instável durante todo o dia, porém a tendência é que as chuvas diminuam. Segundo a Sala de Alerta, as fortes chuvas não são características dessa época do ano e suas causas ocorrem devido a um fenômeno denominado de “Cavado”, que puxa o ar seco e leva para a atmosfera ocasionando chuva.

Fonte: *Estagiário sob supervisão