Maceió

Vereador muda o tom e pede desculpas à sociedade e até ao arcebispo

17/10/17 - 16h23

Geralmente com pouca participação da sociedade, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió desta terça-feira (17) esteve lotada para ouvir o pronunciamento do vereador Ronaldo Luz, do PMDB, que semana passada causou polêmica ao classificar a homossexualidade como uma patologia, ou seja, uma doença.

Assista reportagem e confira trechos do polêmico discurso do vereador

Em uma fala curta, e repetindo parte do teor de uma nota oficial enviada pela assessoria dele na manhã desta terça, o vereador mudou o tom, pediu desculpas à sociedade, e tentou apontar suas críticas agora à Rede Globo de Televisão que, segundo o vereador, teria atrações com teor que banaliza a sexualidade. O vereador pediu desculpas nominalmente ao Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, que classificou as declarações de Ronaldo Luz como “incitação ao ódio”.

“Não gostaria de ficar nesse tema polêmico, porque não leva a lugar nenhum. Quero pedir à sociedade maceioense, à sociedade alagoana. Se ofendi quero pedir minhas desculpas. Quero pedir desculpas também ao Arcebispo Antonio Muniz peal forma como foi entendida por quem interpreta quando falei na quarta-feira da semana passada”, disse o vereador, direcionando os ataques à Rede Globo. 

“O meu tema de quarta-feira eu queria exatamente era repudiar a TV globo com seus pro  novelas, que levam a uma informação banalizando a sexualidade. Esse sim era o tema principal. Sou uma pessoa altruísta nato. Homem trabalhador e honesto”, continuou Luz.

Em seguida, diversos colegas de plenário pediram a palavra num coro de apoio a Ronaldo. Sem citar o nome, todos se colocaram contra um “vereador que usou as redes sociais para se aproveitar da polêmica”, se referindo provavelmente à vereadora Tereza Nelma se colocou publicamente contrária à postura de Ronaldo Luz.

Apesar de usar expressões como “equívoco” e “erro”, os  vereadores  Siderlane Mendonça, Fátima Santiago, Silvânia Barbosa, Fátima Santiago, Luciano Marinho, Zé Marcio Filho, Dudu Ronalsa e Lobão ressaltaram o caráter e o lado profissional de Ronaldo Luz, mas fugiram de defender ou contradizer os temas propriamente em questão, a homossexualidade e homofobia.  Na mesma linha, o presidente da Câmara também parabenizou o colega por ter pedido desculpas, chegou a se estressar com barulho de  manifestantes de entidades LGBTI presente à sessão, ressaltou que temas ligados às minorias sempre foram debatidos na Casa e disse que o assunto era “página virada”.

Já o vereador Silvânio Barbosa tentou agradar a gregos e troianos, criticando as palavras “equivocadas” do colega, mas que o Ronaldo Luz que ele conhece não é o que causou a polêmica, mas o que pediu desculpas nesta terça-feira.

“Homossexualismo não é doença.  Sou doente porque sou diabético, porque tenho hérnia de disco. E aí hoje eu vi de volta o Ronaldo Luz pai do Rodrigo Luz. Alguma coisa o motivou, no caso a novela da Globo e foi o referencial. O senhor refletiu bastante e veio aqui pedir desculpas”, disse o vereador.

TEREZA NELMA

Única vereadora a repudiar publicamente as falas de Ronaldo Luz, Tereza Nelma respondeu aos ataques velados. Mas a política da boa vizinhança a fez ponderar e também parabenizar o colega pelo pedido de desculpas.

“Na semana passada eu disse que suas falas me surpreendiam, por todo seu comportamento nesta Casa. Nao preciso estar de cochicho, sempre assumi  que defendia direitos humanos. Mas quando na quarta-feira, eu ouvi o discurso do vereador, me surpreendeu, ver o vereador falar de algo que há 27 anos foi tirado do hall de doenças, pelo Organização Mundial de Saúde. Não tenho receio, repetiria tudo de novo, se fosse necessário”, disse a vereadora do PSDB.

Em seguida, num discurso virulento, o vereador Francisco Sales se queixou de ter seu nome citado em uma nota de repúdio, insistindo que jamais teve comportamentos homofóbicos.

“Não sou homofóbico. Tenho amigos homossexuais. Quem repudia um casal gay se beijando tem que repudiar também um casal hétero.  Aqui estão os vídeos da sessão. Quem provar que eu fiz declarações homofóbicas eu renuncio ao meu mandato”, disse o vereador. 

Estagiário sob supervisão da editoria*