Maceió

Vídeo de ‘furacão’ no Tabuleiro do Martins é de 2012

13/09/17 - 16h31
Reprodução / Vídeo


A forte ventania que atingiu a capital alagoana nos últimos dias gerou muita repercussão na web. Nesta quarta-feira, 13, um vídeo de um fenômeno com a aparência de um furacão, no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, começou a circular pelas redes sociais.

O fenômeno, no entanto, foi gravado e publicado no YouTube em 2012, e trata-se de um redemoinho de poeira, como explica o meteorologista da Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Vinícius Pinho.

“Isso ocorre em dias muito quentes, com pouco vento, e de muita incidência do sol. No vídeo, há pouca nebulosidade no céu. Geralmente, quando o dia é muito quente, onde o solo é mais exposto como naquela região, ele se aquece e faz um processo físico de transferência de calor para a atmosfera, que provoca o levantamento do ar e gera esse movimento de espiral. Com isso, ele ganha um pouco de velocidade, levanta a poeira e ganha o formato de um tornado, claro que com uma intensidade muito menor”, explicou.

Casos como esses geralmente ocorrem com mais frequência no Sertão e duram entre 15 a 20 segundos e, de acordo com o meteorologista, não são perigosos. “É um fenômeno mais interessante e bonito de se ver do que perigoso. Por exemplo, caso uma pessoa decida entrar no redemoinho, o máximo que pode acontecer é ligação do movimento vertical ser cortada e o fenômeno se dissipar, além da pessoa engolir um pouco de poeira”, brincou.


Confira o vídeo: