Meio Ambiente

Horta e Pomar urbanos são inaugurados no Conjunto Santa Maria

01/10/17 - 07h11
Pei Fon/Secom Maceió

Os moradores do Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes, estavam em festa na manhã deste sábado (30). O motivo foi a inauguração da Horta e do Pomar urbanos da comunidade que contou com o incentivo da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Esta é a segunda horta e pomar urbanos da cidade, o primeiro está localizado no Stella Maris, no bairro de Jatiúca.

Para o prefeito Rui Palmeira, este é um momento de muita alegria. “Ficamos muito felizes de trazer esse projeto que começou com os próprios moradores que já cuidam da área. Nós viemos incentivar e apoiar ainda mais através da horta e  do pomar urbanos. A criançada já está engajada. Uma área que estava abandonada e servia pra depósito irregular de lixo agora terá couve, alface, tomate, pitanga e mangueira. Um trabalho de cidadania e pertencimento da comunidade”, pontuou o gestor.

“A Prefeitura de Maceió não poderia deixar de apoiar a iniciativa e comprometimento dos moradores do conjunto Santa Maria que fica em um bairro que está geograficamente distante do centro da cidade, mas é muito engajado com o meio ambiente e em cuidar dele. Por isso estamos aqui para dar suporte e estimular mais ações como a que vemos aqui”, ressaltou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira.

De acordo com o titular da Semds, Gustavo Acioli, levar o projeto à comunidade é um incentivo para a educação ambiental. “Percebemos que existia um terreno enorme que precisava de uma utilidade. Aproveitamos a iniciativa do senhor Reinaldo Santos, morador do conjunto que iniciou a plantação de um pomar, e decidimos então trazer o projeto da horta e do pomar urbano para a região como forma de incentivo. A Prefeitura de Maceió, por meio da Semds, irá trazer informações sobre educação ambiental para que todos os moradores e principalmente as crianças possam zelar ainda mais pelo espaço e colher os bons frutos que a terra dará no futuro”.

O secretário informa também que a horta e o pomar irão servir de apoio à associação dos moradores do conjunto que distribui sopa para a população mais carente e os ingredientes irão sair da horta e do pomar a partir de agora.

O senhor Reinado dos Santos iniciou o plantio do pomar há três anos e ele conta o motivo. “Assim que me mudei para o conjunto percebi que o terreno que fica em frente a minha casa poderia ser melhor aproveitado, não só por mim, mas por todos do bairro, por isso iniciei o pomar. Agradeço a Prefeitura por apoiar essa ideia. Agora podemos ver que o trabalho vai render ainda mais. Me sinto privilegiado por ter iniciado essa ideia”, finaliza.