Meio Ambiente

Incêndios já destruíram 5 hectares de mata na Serra dos Frios, em União, diz Defesa Civil

01/03/17 - 11h18
Cortesia ao TNH1

A Defesa Civil de União dos Palmares, cidade da Zona da Mata de Alagoas, denunciou uma série de incêndios que teriam origem criminosa, na Serra dos Frios, nos últimos dias. Os incêndios já teriam destruído cerca de cinco hectares de mata.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, sargento do Corpo de Bombeiros Alex Sandro Lopes, os incêndios ocorrem em locais de difícil acesso, onde os caminhões-tanque não conseguem chegar.

“Nós subimos mesmo assim e debelamos esses focos com abafadores, mas quando descemos a serra, esses incêndios começam de novo. Essa área, onde fica a Serra dos Frios, é do Governo do Estado, e está invadida por uma comunidade, que após o incêndio arranca as árvores para plantar, sem ser punida pelas leis ambientais”, disse o coordenador.

O sargento cedeu ainda imagens gravadas pelo proprietário de um apiário, que mostra parte da devastação feita pelas queimadas; assista:

Ainda de acordo com o militar, em novembro de 2016 um incêndio queimou cerca de 15 hectares da mesma região.

O sargento disse ainda que agentes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) devem ir ao local nesta quinta-feira (02) para avaliar os estragos dos incêndios. Ele disse ainda que o caso será denunciado à Promotoria de Justiça do município.