Meio Ambiente

Por que está fazendo tanto calor em Maceió? Meteorologista explica

15/01/18 - 10h10

Desde a semana passada, os maceioenses têm percebido um calor além do normal para esta época do ano. O aumento da temperatura tem explicação. O TNH1 conversou com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, que apontou os motivos do calorão. E já vamos adiantando: não, não é só porque estamos no verão.

Segundo Vinícius, o fenômeno chamado ‘Cavado’, puxa o ar seco e o leva para a atmosfera, provocando chuva e, indiretamente, o aumento de temperatura. “Ele provoca o aumento da nebulosidade, e isso faz com que o calor armazenado no solo durante o dia não se dissipe na atmosfera, pois ele bate nas nuvens e fica ‘preso’ aqui; isso se mistura com a temperatura do dia seguinte e gera esse aumento”, explicou.

Para ajudar a entender melhor, o meteorologista compara as nuvens a uma tampa de panela, que mantém o calor no seu interior.

“Estamos no período mais quente do ano, mas, de fato, houve um aumento fora do comum. Cerca de um ou dois graus. A média das mínimas era para ser entre 23 e 24 graus, mas nesses dias ficou por volta de 25 e 26 graus. Já as máximas estão ficando entre 32 e 33 graus”, aponta.

O fenômeno começou na semana passada, entre quarta e quinta-feira, e, geralmente, dura apenas uma semana. Mas Vinícius Pinho alerta que ele é bem comum em nossa região, e pode acontecer em qualquer época do ano.

“O Cavado já perdeu força. Mas ainda há um pouco de nebulosidade, devido a esse forte calor e muita umidade próximo da costa alagoana. Pelo menos até amanhã teremos o clima instável, com uma chuvinha de madrugada, e durante o dia o predomínio de sol. Não dá para descartar também uma chuva rápida no final da tarde ou à noite”.

E há ainda outro fator que contribui para o calorão, que é a falta de ventos do Nordeste. Neste período, houve apenas um, que ocorreu em novembro, quando foram registrados ventos fortes na Capital.