Mercado de Trabalho

Prefeitura inseriu 1.159 trabalhadores no mercado este ano em Maceió

21/04/18 - 08h36

O processo de seleção destinado à contratação de 500 funcionários de call center concluído no último dia 14 reflete a dinâmica do trabalho de intermediação de mão de obra da Prefeitura, que inseriu 1.159 trabalhadores no mercado no primeiro trimestre deste ano. O atendimento é feito pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), por meio do Sine Maceió.

Para o prefeito Rui Palmeira, o serviço desenvolvido pelo Sine Maceió, em parceria com os empregadores, tem dado bons resultados. “Esse trabalho, feito em parceria entre a Prefeitura e as empresas contratantes, representa oportunidades de emprego e qualificação para centenas de maceioenses, como os que participaram do processo seletivo para o preenchimento de 500 vagas ofertadas pela Almaviva. Nesse momento, 300 pessoas fazem curso de qualificação profissional ofertado pelo Instituto Crescer para atuar no telemarketing de empresas aéreas. Trata-se de um trabalho muito importante, pois muitas dessas pessoas conquistaram o primeiro emprego de suas vidas por meio dessas parcerias”, afirma o prefeito.

Rui Palmeira cita a parceria com a empresa de call Center como exemplo de grande empregador, mas lembra que o trabalho de captação de vagas e mediação de mão de obra é diário no Sine Maceió. Ele destaca ainda os benefícios do Sine Itinerante, que leva os serviços ofertados pela Semtabes para perto do trabalhador. 

“Uma das estratégias do Sine Maceió para garantir maior empregabilidade à população é a descentralização dos serviços, que são levados para diferentes localidades da capital pelo projeto Sine Itinerante. Nessas ações, além das vagas ofertadas pelas empresas, os trabalhadores maceioenses podem fazer cadastro de currículos, dar entrada no seguro-desemprego e fazer a carteira de trabalho, tudo perto de suas casas”, reforça o prefeito.  

Este ano já foram realizadas três edições do Sine Itinerante. O trabalho foi levado aos bairros Pinheiro, Ponta Verde e Cidade Universitária, totalizando mais de 1.500 atendimentos, com oferta de mais de 950 vagas. “A ação itinerante beneficia principalmente as pessoas que estão em busca de emprego, uma vez que com o serviço vindo até o bairro, elas não precisarão arcar com o deslocamento até a sede do Sine Maceió, que fica no Centro. Só este ano, dos 15.647 atendimentos feitos pelo Sine, 1.500 foram registrados nas ações itinerantes”, informa Rui Palmeira.

Os serviços ofertados pelo Sine Municipal são gratuitos para os trabalhadores e empresários. O posto de atendimento fica na Rua Barão de Anadia, n° 85, ao lado da Estação Ferroviária, no centro da cidade. O atendimento é feito no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3315-6205 e 3315-2856.