Mundo

Ciclone mais forte em cinco anos chega ao nordeste da Austrália: veja vídeo

29/03/17 - 15h53

Um poderoso ciclone atingiu ilhas turísticas do nordeste da Austrália nesta terça-feira e forçou milhares de moradores das regiões de costeiras de Queensland a deixar suas casas para evitar riscos. Cerca de 48 mil casas estão sem energia elétrica, estações de trens e o aeroporto local foram fechados. O Ciclone Debbie, categoria quatro em uma escala que vai até cinco, é o mais forte que atinge a região em cinco anos e causou uma morte até o momento. 

A premiê de Queensland, Annastacia Palaszczuk disse que os ventos, já fortes, devem chegar aos 260 quilômetros por hora. "Há uma parte muito destrutiva no ciclone Debbie e nós estamos monitorando hora a hora", disse. Segundo ela, mais de 25 mil pessoas deixaram suas casas. 

Ventos de mais de 260 quilômetros por hora e chuvas fortes atingiram a região na manhã da terça e podem se intensificar com o passar do dia. Árvores, telhados de casas e postes foram derrubados. A tempestade deve passar pela costa de Queensland entre a cidade de Ayr e Mackay-Whitsunday, popular destino turístico da região. 

Um ciclone desta magnitude não era visto na região desde o Yasi, em 2011. Aquela tempestade causou bilhões de dólares em danos e foi uma das mais poderosas que afetaram a região de Queensland, segundo o Escritório Australiano de Meteorologia.

Veja vídeos: