Mundo

Com astronauta e maioria de mulheres, Espanha apresenta novo gabinete

06/06/18 - 19h22
Reprodução

O novo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, apresentou nesta quarta-feira (6) os nomes que irão fazer parte de seu novo governo e, pela primeira vez na história do país desde a redemocratização, a maioria do gabinete será formada por mulheres. 

Ao todo serão seis homens e onze mulheres na equipe, sendo que algumas delas ocuparão postos-chave, como socialista Carmen Calvo, nova vice-primeira-ministra, e a promotora Dolores Delgado, que vai cuidar do Ministério da Justiça. 

O gabinete também tem nomes com passagens por órgãos da União Europeia, incluindo o ex-presidente do Parlamento Europeu Josep Borrell, que comandará a pasta de Relações Exteriores, e a diretora orçamentária do bloco, Nadia Calviño, nova responsável pela Economia.

Também fará parte da equipe o primeiro astronauta do país, Pedro Duque, que será ministro de Ciência, Inovação e Universidades. 
"Todos são muito qualificados, trazem a vocação para o serviço público e refletem o melhor da Espanha", disse Sanchez, 46, em entrevista coletiva na qual apresentou o grupo. 

Após ser derrotado por duas vezes em eleições, Sanchez enfim alcançou o cargo de premiê na última sexta (1º), após o Parlamento aprovar uma moção de desconfiança contra o então premiê Mariano Rajoy, do conservador Partido Popular.

Parte dos partidos que apoiaram a moção, entre eles o esquerdista Podemos, não ganhou cargos no novo gabinete, já que Sanchez optou por indicar nomes de seus correligionários no PSOE, de centro-esquerda.