Mundo

Emocionado, líder da Comissão UE lamenta ataque em Londres

22/03/17 - 18h42

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, publicou um vídeo nas redes sociais em que se diz "profundamente emocionado" nesta quarta-feira (22) após o ataque terrorista contra o Parlamento britânico.   

"Nós estamos com as vítimas do ataque em Londres. Estou muito emocionado hoje. Não tenho palavras para expressar o que eu sinto", disse Juncker. Além do ataque contra os britânicos, o dia 22 de março de 2017 marca o aniversário de um ano de outro atentado, ocorrido no aeroporto e no metrô de Bruxelas, na Bélgica. Naquele dia, 32 pessoas perderam a vida.   

A UE e o governo britânico vivem um momento tenso, já que a população britânica decidiu retirar o Reino Unido do bloco econômico.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, também condenou o ataque e criticou a violência "odiosa e insensata".   

"Ainda mais uma vez, a odiosa e insensata violência do terrorismo fere o Reino Unido na inútil tentativa de minar os valores da liberdade, da abertura e tolerância que a sociedade europeia colocou como fundamental da convivência civil", disse o mandatário.   

Mattarella ainda acrescentou que "este irrenunciável patrimônio ideal é um dos rostos mais característicos de cidades que, como Londres, acolhem cidadãos e visitantes que carregam culturas diversas".   

"Para combater qualquer forma de terrorismo, o Reino Unido poderá contar com o compromisso da Itália", conclui Mattarella.