Mundo

FBI identifica hacker responsável pelos vazamentos da HBO

21/11/17 - 21h41
Reprodução

Este ano, alguém hackeou os servidores da HBO e roubou cerca de 1,5 terabyte de arquivos, que foram parcialmente vazados. Isso inclui e-mails enviados por um alto executivo; episódios inéditos de algumas séries; e até scripts de Game of Thrones.

O FBI diz ter descoberto o responsável: trata-se de Behzad Mesri, também conhecido como “Skote Vahshat”, um hacker altamente qualificado que trabalhou para o exército do Irã.

Segundo o Departamento de Justiça americano, Mesri obteve credenciais de vários funcionários da HBO que tinham acesso remoto aos servidores da rede. A partir daí, ele pôde baixar vídeos, scripts e informações pessoais.

Em 23 de julho, o hacker enviou um e-mail para a HBO com os dizeres: “Olá para todos os perdedores! Sim, é verdade! A HBO foi hackeada! … Cuidado com o ataque cardíaco!!!” Na mensagem, ele exigia US$ 5,5 milhões em bitcoin para não vazar os dados.

Três dias depois, Mesri aumentou o valor do resgate para US$ 6 milhões. O Departamento de Justiça o acusa de acesso a computadores sem autorização, fraude eletrônica, fraude informática, roubo de identidade e extorsão. Ele não foi preso e não está nos EUA.

Em agosto, a empresa de distribuição Star India acidentalmente colocou no próprio site um link direto para um episódio de Game of Thrones. Quatro pessoas foram presas após o vazamento (que não está ligado ao caso de Mesri). Algumas semanas depois, subsidiárias da própria HBO publicaram acidentalmente um episódio de Game of Thrones.