Mundo

Foto de serpente sendo engolida por rã bomba na web (e te dará pesadelos)

22/10/17 - 12h51
Reprodução

A foto de uma pequena rã engolindo uma serpente chamou muita atenção na internet há alguns anos. No entanto, ela recentemente ressurgiu no Reddit para se tornar viral mais uma vez.

Não se sabe ao certo quem tirou a foto, ou onde e quando. O que sabemos, graças a UNSW e a bióloga Jodi Rowley, do Museu Australiano, a rã em questão é uma rela-verde-australiana, também conhecida como rã-arborícola-de-white (Litoria caerulea), enquanto que a serpente poderia ser uma cobra-marrom-australiana (Pseudonaja textilis), segundo um post feito no Google Plus em novembro de 2016.

“Esta é uma rã-arborícola-de-white comendo uma cobra marrom”, dizia o post. “Antes da foto, eu tinha sido levado a acreditar que elas comiam apenas insetos. A cobra marrom australiana é altamente venenosa. Embora ela tenha mordido a rã, como você verá se ampliar a foto, a rã sobreviveu. No entanto, a cobra não teve um final tão feliz”. 

A foto, aparentemente, já circulava na internet bem antes do post de 2016, e não há informações que comprovem a veracidade do post, de que de fato se trata de uma cobra marrom. No entanto, se fosse, teria de ser um espécime juvenil, já que as rãs da espécie rela-verde-australiana só crescem cerca de 12 centímetros de comprimento, enquanto que a cobra marrom 1,5 metros em média.

Há ainda a possibilidade de que a foto seja uma montagem (o que de fato gerou grande debate entre os usuários na internet), embora não seja totalmente desconhecido pela ciência que as rãs apreciem este tipo de refeição – engolir répteis como cobras.

As relas-verdes-australianas costumam comer insetos, mas por vezes capturam presas maiores, como morcegos ou ratos. Já foram registrados casos de relas que comeram uma cobra-negra-da-barriga-vermelha e uma píton-carpete, ou de rãs que comeram outras rãs. Basicamente, tudo o que estiver ao alcance de sua língua elas darão uma chance.

A verdade é que a história da rã e da cobra descreve bem o que Stephen Soundhein escreveu em seu famoso musical Sweeney Todd, “A história do mundo, meu bem, é sobre quem será comido e quem terá a chance de comer”. Ou seja, se a rã não tivesse comido a cobra, ela certamente teria sido engolida por ela, já que forma uma parte crucial da dieta da serpente.