Mundo

Irã testa com sucesso novo míssil balístico de médio alcance

23/09/17 - 10h53
AFP

O Irã testou com sucesso seu novo míssil balístico, batizado de Jorramshahr, com um alcance de 2 mil quilômetros, e que foi revelado, na sexta-feira, 23, pelas Forças Armadas durante um desfile militar na capital do país, Teerã.

O lançamento do míssil ocorreu em um lugar não revelado poucas horas antes de sua exibição, disse a emissora iraniana "PressTV", que divulgou um vídeo do armamento sendo disparado.

O míssil Jorramshahr foi exibido, na sexta-feira, apesar dos alertas dos Estados Unidos contra o programa armamentista do Irã. O desfile de apresentação do armamento contou com a presença do presidente do país, Hassan Rohani, e de militares do alto escalão.

O comandante da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária do Irã, Ami Ali Hayizadeh, informou que o míssil Jorramshahr é capaz de transportar múltiplas ogivas.

Esse novo avanço ocorre apesar de os Estados Unidos terem imposto nos últimos meses várias sanções contra entidades e indivíduos iranianos vinculados com o programa de mísseis do país.

Durante o desfile, Rohani afirmou que o Irã vai ampliar sua capacidade militar e reforçar seus programas armamentistas, incluindo o de mísseis.