Mundo

Leia a íntegra da carta enviada por Trump a Kim Jong-un

24/05/18 - 15h17
Reprodução


"Sua Excelência
Kim Jong-un
Chefe da Comissão de Assuntos Estatais da República Democrática do Povo da Coreia
Pyongyang
Querido Sr. Diretor:

Apreciamos enormemente seu tempo, sua paciência e seu esforço com respeito a nossas recentes negociações e discussões relativas a uma cúpula há muito tempo buscada por ambas as partes, que estava prevista para 12 de junho em Singapura. Fomos informados de que a reunião foi requisitada pela Coreia do Norte, mas para nós isso é totalmente irrelevante. Esperava ansiosamente para estar lá com você. Tristemente, baseado na tremenda raiva e na hostilidade aberta apresentada em seu mais recente comunicado, sinto que é inapropriado, neste momento, ter esse encontro tão esperado. Portanto, deixe por favor que essa carta represente que a cúpula de Singapura, pelo bem de ambas as partes mas em detrimento do mundo, não acontecerá. Você fala de suas capacidades nucleares, mas as nossas são tão maciças e poderosas que eu rezo a Deus para que elas nunca tenham de ser usadas.
Senti que um diálogo maravilhoso estava se desenvolvendo entre mim e você, e no fim das contas, é apenas esse diálogo que importa. Um dia, espero encontrar você. Enquanto isso, quero agradecer pela libertação dos reféns que agora estão em casa com suas famílias. Foi um gesto bonito e muito apreciado.
Caso você mude de ideia sobre essa importante cúpula, por favor não deixe de me escrever ou ligar. O mundo, e a Coreia do Norte em particular, perderam uma grande oportunidade de uma paz duradoura e grande prosperidade e riqueza. Essa oportunidade perdida é verdadeiramente um momento triste na história.

Sinceramente seu,
Donald J. Trump
presidente dos Estados Unidos da América"