Mundo

Merkel diz que terá que construir novo governo na Alemanha

24/09/17 - 15h32

Apontada pelas pesquisas de boca de urna como vencedora pela quarta vez das eleições presidências alemãs, a chanceler Angela Merkel celebrou neste domingo (24) a vitória de seu partido CDU (União Democrata-Cristã) no pleito.

“Nós esperávamos um melhor resultado, mas não vamos esquecer que temos desafios nesse novo período legislativa. Conseguimos ganhar, e eu tenho a função de construir o governo e liderar esse governo. É uma responsabilidade estar há 12 anos no governo”.

Muito aplaudida por seus correligionários, Merkel lembrou da "entrada do AFD no Bundestag e temos que fazer uma análise séria sobre isso e entender quais são as razões para a eleição desse partido".

“Temos que ser um país com justiça social e queremos construir um país e uma Europa mais forte. Precisamos lidar com as imigrações e como gerir isso também sob o foco da segurança. Temos muitas responsabilidades”.

Refugiados, economia e o futuro da União Europeia: o que está em jogo nas eleições na Alemanha

No pleito disputado neste domingo, o principal adversário de Merkel era o Martin Schulz, líder do SPD. Ambos disputavam os votos de cerca de 61,5 milhões de alemães aptos a votar no país.

Os levantamentos de boca de urna apontam que o partido de Merkel se sagrou vencedor das eleições com 32,5% dos votos, contra 20% conquistados pelo SPD (Partido Social-Democrata).