Mundo

Morre Simon Barnes, o Tinky Winky de Teletubbies

23/01/18 - 11h16

O ator que fazia o personagem Tinky Winky, dos Teletubbies, morreu aos 52 anos, na quarta passada (17). A morte foi confirmada nesta terça (23). Pai de três filhos, Simon Shelton Barnes, trabalhou como bailarino e coreógrafo antes de assumir o papel no programa da BBC, produzido de 1997 a 2001.

Barnes, cujo personagem era conhecido por carregar uma bolsa de mão, era o cunhado do ator Robert Daws e tio de Emily Atack.

A atriz publicou em seu perfil do Instagram, no último dia 19, que o tio teve uma morte súbita e deixará muitas saudades para todos que o conheciam.

"Meu maravilhoso tio Simon Barnes nos deixou muito repentinamente. O mais gentil e talentoso homem que você poderia desejar conhecer. Será amado para sempre por todos que o conheciam", escreveu Atack na rede social.

O filho de Barnes, Henry Shelton, confessou ao jornal britânico "Daily Mail" que sentia vergonha da profissão do pai quando era pequeno, mas que atualmente reconhece o trabalho desempenhado por Shelton e ressaltou sentir muito orgulho de quem ele era.

"Eu costumava me sentir constrangido quando era criança de que ele era um dançarino e ator, mas agora eu não poderia estar mais orgulhoso", frisou.

Personagem

O personagem roxo tornou-se alvo de críticas de conservadores por supostamente denegrir a moralidade de um programa voltado ao público infantil. De acordo com uma publicação de 1999 do "National Liberty Journal", o pastor Jerry Falwell ressaltou que a cor de Tinky Winky representaria o orgulho gay, assim como a sua antena triangular.

"As pessoas sempre me perguntam se Tinky Winky é gay”, contou o artista ao jornal britânico "The Guardian" em uma entrevista antiga. "Mas o personagem deve ter 3 anos, então essa questão é realmente muito boba", acrescentou.

O dançarino começou a atuar como Tinky Winky após a saída de Dave Thompson do programa.