Mundo

Obama concede perdão presidencial a fonte que vazou segredos para WikiLeaks

17/01/17 - 20h39
Reprodução/Wikipedia

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira, 17, que o presidente Barack Obama comutou a sentença de 35 anos da soldado Chelsea Manning - fonte do vazamento de segredos de Estado para o Wikileaks em 2010.  A soldado, que tentou se matar duas vezes na prisão, será libertada em maio.

Entidades de direitos humanos e de liberdade de expressão vinham pressionando por um alívio na sentença de Chelsea, que se chamava Bradley e trocou de sexo após o escândalo do WikiLeaks, e vive em isolamento numa prisão militar.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse recentemente que se entregaria para extradição nos Estados Unidos caso Chelsea recebesse o perdão presidencial.

"Se Obama conceder o indulto a Manning, Assange aceitará uma extradição para os Estados Unidos, apesar de ser um caso claramente inconstitucional por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos", tuitou o WikiLeaks na semana passada.

Chelsea Manning cumpre uma sentença de 35 anos de prisão em isolamento por ter fornecido 700 mil documentos secretos do Departamento de Estado americano.

Os defensores de dela tinham a esperança de que Obama conceda o indulto antes de deixar o cargo, ainda que a Casa Branca tenha declarado que o presidente não perdoaria a militar.

Chelsea tinha um recurso pendente na Justiça militar americana e já aceitou que vazou propositalmente o material enquanto serviu no Iraque, enquanto confrontava um conflito de identidade de gênero.