Mundo

Vídeo: durante discurso, atriz diz ter sido estuprada por Harvey Weinstein em Cannes

20/05/18 - 13h33
Reprodução

A atriz Asia Argento não concorria a prêmios no Festival de Cannes, mas foi responsável pelo momento mais marcante da cerimônia de encerramento, realizada neste sábado (19). No palco para entregar o troféu de melhor atriz, ela relembrou como o evento serviu de palco para casos de assédio e abuso sexual cometidos pelo produtor Harvey Weinstein.

“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu lugar de caça”, afirmou a atriz. “Sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam responder pela forma como se conduzem com as mulheres. Vocês sabem quem são. E o que é mais importante: nós sabemos quem vocês são.”

Argento já havia acusado Weinstein de estupro em reportagem da revista New Yorker, uma das primeiras a publicar denúncias contra o produtor no ano passado. Outras mulheres denunciaram casos de assédio e abuso ocorridos em Cannes, evento que ele frequentava e no qual costumava oferecer grandes festas.

Veja o vídeo com a fala de Argento e leia a tradução para o português:

“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu lugar de caça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein jamais será bem-vindo aqui. Ele viverá em desgraça, rejeitado por uma comunidade cinematográfica que uma vez o abraçou e acobertou seus crimes.

E até mesmo nesta noite, sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam responder pela forma como se conduzem com as mulheres, por comportamento que não pertence a esta indústria, não pertence a nenhuma indústria ou ambiente de trabalho. Vocês sabem quem são. E o que é mais importante: nós sabemos quem vocês são. E não vamos mais permitir que vocês escapem.”