Pajuçara Management

Casal larga tudo e viaja 400 mil quilômetros em busca de bons exemplos pelo mundo

31/05/17 - 16h01

Um belo dia em 2011, o casal mineiro Eduardo e Iara Xavier decidiu jogar tudo para o alto e partir para a estrada. Venderam o apartamento, abandonaram os respectivos empregos e foram em busca de pessoas que fazem a diferença onde vivem. A história dos Caçadores de Bons Exemplos, projeto que resultou desta mudança de vida, foi apresentada, nesta quarta, 31, no Pajuçara Management 2017, e arrancou suspiros do público.

Desde que decidiram morar em um automóvel, armando e desarmando uma barraca de camping bem equipada – ofício que inseriu Eduardo no Guiness Book como o homem que mais armou e desarmou a barraca em 2014 –, o casal já rodou mais de 400 mil quilômetros, o equivalente a dez voltas ao redor do mundo.

“No primeiro ano, meu pai me ligava e pedia para voltar, dizia ‘você está pensando que vai mudar o mundo?’. Eu dizia ‘pai, eu já mudei dois. O meu e o do Dudu. Nós nunca tínhamos ajudado ninguém a não ser a nós mesmos e queríamos sentir na pele o que é fazer o bem para a humanidade”, contou Iara.

Segundo Iara, dois questionamentos foram decisivos para essa mudança radical de vida. O primeiro foi “será que a vida é isso? Trabalhar 14 horas por dia, construir um patrimônio, ter uma família?” e “com tanta notícia ruim, crianças passando fome, guerras, violência, será que o mundo está se acabando?”. Ao cair na estrada e conhecer e se deparar com tantas realidades, Lara disse ter descoberto que o mundo tem muito mais notícias positivas, embora sejam pouco divulgadas.

Recursos

Por causa da ação divulgada nas redes sociais, Iara e Eduardo chegaram a receber 16 mil emails oferecendo algum tipo de ajuda para tocar o projeto. O casal não aceita dinheiro como contribuição, a moeda de troca é a boa ação. É por meio desse método que os Caçadores inspiram pessoas, incentiva projetos sociais e mobiliza comunidades.