Polícia

Ações preventivas garantem redução da violência no Carnaval em Alagoas

Com planejamento, Estado registra redução histórica no número de homicídios durante os festejos, de 47 crimes em 2017 para 27 em 2018

17/02/18 - 08h01
Agência Alagoas

O planejamento e o reforço na segurança durante os meses de verão em Alagoas apresentaram resultado positivo no período de Carnaval em todo o Estado. A avaliação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que registrou uma queda de 42,6% no número de homicídios registrados durante os festejos, em comparação com os números de 2017.

De acordo com os dados da SSP, no ano passado, 47 pessoas tiveram mortes violentas durante o Carnaval. Este ano, o número caiu para 27, sendo 10 vítimas de acidentes de trânsito. Os dados apresentados nesta semana demonstram ainda a queda emblemática no número de assaltos a coletivos: de 14 incidentes no ano passado para cinco este ano, o que representa uma redução de 65%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Junior, além de serem resultado da estratégia de segurança montada especificamente para o período carnavalesco, os números refletem as ações preventivas executadas desde dezembro em todo o Estado, a partir do início da Operação Verão, alem dos esforços do Governo de Alagoas iniciados em 2015. O incremento na segurança em regiões turísticas de Alagoas também teve participação fundamental nessa redução, afirma o secretário.

“Conseguimos um grande resultado, o segundo melhor dos últimos oito anos. Vivemos um momento em que o número de homicídios vem crescendo no restante do país e conseguimos reduzir o número logo durante o carnaval em Alagoas. E todo o planejamento foi feito sem prejuízo aos efetivos ordinários das corporações, o que mostra o sucesso de se trabalhar de forma integrada”, disse Lima Junior, destacando que nenhum dos homicídios registrados ocorreu em locais onde eram realizados festejos de maior porte.

Na avaliação do governador Renan Filho, os investimentos e as ações preventivas em segurança pública executadas pelo Governo do Estado desde 2015 têm refletido não somente na queda no número de mortes violentas durante o Carnaval deste ano, como no crescimento exponencial do número de turistas que visitam Alagoas. “Maceió volta a ter o protagonismo que tinha no passado, na década de 1980. No ano passado, tivemos o maior crescimento entre todos os destinos turísticos do país. A CVC, que é a maior operadora de turismo do Brasil, tem hoje em Maceió o seu principal destino. Em 2017, só a CVC trouxe para Alagoas mais de 226 mil passageiros”, lembrou Renan Filho. 

“Nós tiramos Alagoas do noticiário nacional da violência. Em julho de 2017, o Estado teve a maior redução nos números da violência nos últimos dez anos e é hoje um dos únicos estados do Nordeste que reduz os números de assaltos a estabelecimentos comerciais, ao transporte coletivo, em uma redução que chegou a 80% em alguns meses do ano passado em relação a 2016. Tudo isso tem ajudado Alagoas a avançar no turismo mesmo na crise. Quando a crise se dissipar, nós vamos crescer ainda mais”, diz o governador. 

Operação Verão

 A Operação Verão teve início, oficialmente, em dezembro de 2017 e segue até março deste ano, mobilizando as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. O foco das ações são as áreas com maior fluxo de turistas durante o período em todo o Estado, em cidades como Maceió, Penedo e Maragogi. O reforço no policiamento inclui ainda o monitoramento das principais vias de acesso ao Sertão, Litoral Norte e ao Litoral Sul. As atividades envolvem agentes da Polícia Civil e militares da Força Tarefa, Rocam, Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), Radiopatrulha, Batalhão Rodoviário (BPRv), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Grupamento Aéreo da SSP, além dos grupamentos do Corpo de Bombeiros em todo o Estado.

No Litoral Norte, com 130 quilômetros de extensão, a operação garante a tranquilidade para os turistas que visitam os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi. A região, segundo maior destino turístico do Estado com 188 empreendimentos hoteleiros que chegam a 95% de ocupação durante os feriados, já conta com um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em São Luiz do Quitunde e a perspectiva é de que mais um seja erguido em Maragogi ainda em 2018.

No Alto Sertão e no Baixo São Francisco, onde 16 municípios apresentam notável crescimento no fluxo de turistas, o patrulhamento ostensivo foi reforçado, ainda em 2017, com a entrega de novas viaturas da Força Tarefa e da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes), além da construção do Cisp de Mata Grande, Ouro Branco e São José da Tapera, que resultaram na redução no número de homicídios e no aumento no número de flagrantes por roubo e na apreensão de drogas. 

A região turística dos Caminhos do São Francisco abrange as cidades ribeirinhas alagoanas, da foz do Rio São Francisco aos Cânions do Xingó e registra uma ocupação hoteleira expressiva neste ano. No total existem 82 empreendimentos hoteleiros nessas localidades e, até 2019, cinco novos hotéis serão inaugurados na região. Para garantir a segurança de moradores e visitantes, um novo Cisp, em Pão de Açúcar, tem sua inauguração marcada para este sábado (17), enquanto seguem em construção os novos batalhões da Polícia Militar em Penedo e Delmiro Gouveia, e do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Delmiro Gouveia. 

Entre as cidades de Feliz Deserto e Marechal Deodoro, região turística conhecida como Lagoas e Mares do Sul, o trabalho integrado que vem sendo realizado pelas forças policiais de Alagoas tem proporcionado momentos de mais tranquilidade a visitantes, empresários e moradores. Desde dezembro, assim como no Litoral Norte, a área recebe policiamento especial com mais operações, abordagens e patrulhamento, além de atendimento à população em locais que recebem grande fluxo de pessoas.

Nos próximos meses, a região, que conta com 177 hotéis e pousadas que geram cerca de cinco mil leitos, ganhará o reforço de Centro Integrados de Segurança Pública nas cidades de Marechal Deodoro e Coruripe. Até lá, municípios como Barra de São Miguel e Jequiá da Praia, muito procurados pelos turistas, recebem reforço de equipes da Operação Asfixia da Polícia Civil, do do Grupo Especial de Apoio à Investigação (GEAI), do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), Força Tarefa, Cavalaria, Batalhões de Radiopatrulha, Rodoviário, Escolar, Ambiental e Bope, além da 3ª e 5ª Companhias Independentes que atuam na região. 

A sensação de segurança já é apontada por empresários locais como diferencial para o incremento do turismo. “Senti uma evolução do Estado inteiro na melhora dos índices de violência, assim como na Barra de São Miguel. As operações ocorrem todo ano e a segurança é um diferencial que atrai turistas para o destino que não possui altas taxas de criminalidade”, observa o presidente da Associação das Empresas da Barra de São Miguel (Aembar), Djacyr Pereira Neto.