Polícia

Caso jornalista Márcia Rodrigues: sai resultado de exame nas mãos de vítima e suspeito

19/10/17 - 12h05

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas recebeu na manhã de hoje, 19, o resultado final do exame residuográfico nas amostras recolhidas pelo perito criminal Jeiely Ferreira no caso da morte da jornalista Márcia Rodrigues Farias. O exame tinha por objetivo determinar a existência de resíduos de disparo de arma de fogo, através da busca e análise de resíduos metálicos do projétil e da arma.

No exame realizado no Instituto Nacional de Criminalística em Brasília foi identificada uma elevada quantidade de resíduos característicos e indicativos de disparo de arma de fogo na vítima. O laudo aponta centenas de resíduos, tanto na mão esquerda, como na mão direita da jornalista Márcia Rodrigues, confirmando a tese de suicídio.

Já nas amostras coletadas pelo perito no pai da vítima, o delegado aposentado Milton Omena Farias, o resultado deu negativo. O laudo completo com todas as informações foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital, responsável pela investigação do caso.

A morte da jornalista Márcia Rodrigues, ocorreu no dia 14 de agosto do ano passado, e inicialmente a investigação seguia duas linhas: suicídio ou homicídio. Mas o laudo técnico pericial de local de crime apresentado pelo perito Jeiely comprovou a tese de que Márcia teria atirado contra si mesma.

O perito-geral Manoel Melo explicou que, por uma questão de zelo, a Perícia Oficial verificou a necessidade desses exames complementares. Mas ele reforça que o perito criminal Jeiely Ferreira já tinha convicção do resultado alcançado por meio de métodos científicos. Ele agradeceu a colaboração da perícia da Polícia Federal.

De acordo com o Chefe Especial do Instituto de Criminalística de Alagoas, perito criminal José Cavalcante, o órgão abriu processo para aquisição de um equipamento para a realização desse tipo de exame. O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) será adquirido com recursos próprios do Fundo Estadual de Segurança Pública.

“O processo de licitação para aquisição está em andamento. Até o primeiro semestre de 2018 a perícia de Alagoas estará realizando este tipo de análise. Com o equipamento próprio o resultado do exame residuográfico sairá em até 24 horas”, afirmou Cavalcante.