Polícia

Exclusivo: vídeo mostra suspeito de aplicar golpe da troca de cartões

18/07/18 - 10h08
Reprodução Vídeo

O TNH1 teve acesso, com exclusividade, a imagens de um suspeito de integrar o grupo responsável pelo golpe da troca dos cartões de crédito em Maceió. O fato ocorreu em abril, mas o vídeo da ação só chegou à reportagem após a divulgação de mais um caso recente, que teve como vítima uma moradora da parte alta da capital.

De acordo com o delegado que investiga o crime, Nivaldo Aleixo, do 9º Distrito Policial, o homem pode pertencer a um mesmo grupo que aplica o golpe em diversas regiões da cidade.

As imagens mostram o momento em que o homem entra no prédio da vítima, cujo endereço será preservado por questão de segurança. O que ocorre dentro do apartamento não é filmado, mas foi relatado pela mulher ao TNH1.

Veja o vídeo:

“Ele ainda estava na linha quando o homem bateu em minha porta. Assim que abri, o rapaz, que usava um boné, já foi entrando e sentando no meu sofá. Ele pegou meu cartão, colocou em um envelope do banco Itaú, selou o envelope e me devolveu, orientando a procurar o supermercado na Jatiúca para pegar o meu cartão novo”, explicou a vítima, uma senhora de 81 anos de idade.

A idosa conseguiu identificar na fatura do cartão três compras realizadas pelos criminosos, duas em supermercados próximos a casa dela. A terceira compra foi feita em uma padaria no bairro de Jacarecica.

O modo de atuação é semelhante ao que foi divulgado pelo TNH1 no dia 16, em que um homem liga para vítima com os dados dela, se passa por agente da operadora de cartões de crédito, e avisa que uma equipe de atendentes está no bairro onde a vítima mora, sugerindo que ela atenda a pessoa e substitua o cartão.

De acordo com o delegado Nivaldo Aleixo, o “modos operandi”, ou seja, a forma de agir do grupo é um indicativo de que as mesmas pessoas podem estar agindo em vários locais da cidade.

“Nós não podemos descartar isso. Vou solicitar [informações] ao 2º e ao 5º distritos policiais para ver as ligações entre os casos. Se a população tiver informações sobre esses crimes, deve procurar a delegacia do seu bairro para registrar a ocorrência e informar que o 9º Distrito Policial investiga um crime semelhante”, orientou o delegado.

A população também pode ajudar a polícia a identificar o homem que aparece nas imagens ligando para o disque denúncia, no número 181, onde a ligação não precisa ser identificada.

Exclusivo: vídeo mostra suspeito de aplicar golpe da troca de cartões
Exclusivo: vídeo mostra suspeito de aplicar golpe da troca de cartões
Exclusivo: vídeo mostra suspeito de aplicar golpe da troca de cartões
Exclusivo: vídeo mostra suspeito de aplicar golpe da troca de cartões

Outro Casos

Na segunda-feira (16), o TNH1 mostrou um golpe relatado em um áudio que circulou no Whatsapp, onde uma senhora relata o golpe. Ela não teve prejuízos financeiros, uma vez que o cartão estava bloqueado.

A situação é semelhante a outra ocorrida em março do ano passado, onde após realizar a troca dos cartões o grupo efetuou R$ 21 mil em compras. Foram comprados 18 aparelhos de celular. Há exatamente um ano, em 18 de julho de 2017, três homens foram presos suspeitos de cometer o crime.