Polícia

Mulher é presa por desacato e população protesta fechando rua no Eustáquio

25/06/16 - 10h31
TNH1 / Arquivo

A prisão de uma mulher pelo Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), na manhã deste sábado (25), no conjunto Eustáquio Gomes, parte alta de Maceió, motivou um protesto de moradores da comunidade onde ocorreu a ação policial.

A principal via de acesso aos condomínios Novo Jardim e Jardim Royal foi bloqueada com pedaços de madeira e até um sofá em chamas, por familiares e colegas de Fabiana da Silva Santos, 22 anos, detida por ameaça. Ônibus e carros não passam pelo local.

Ela foi detida após reagir à prisão de dois homens, um deles acusado de tráfico de drogas e o outro em cumprimento a mandado judicial pelo crime de homicídio.

Segundo a supervisão do BPGd, policiais militares estavam fazendo rondas pela região, com apoio da equipe Fox 7, quando avistaram os dois suspeitos.

Claudemir da Silva Santos, 19 anos, flagrado com cinco bombinhas de maconha e sacos plásticos usados para embalar a droga, e Gilson da Silva, 26 anos, foragido da Justiça pelo crime de homicídio foram levados para a Central de Flagrantes, no Farol. Com eles, também foi apreendida uma faca.

A mulher teria desacatado a guarnição do BPGd, por isso foi levada também para a Central. Após o flagrante, Fabiana foi liberada pela Polícia Civil, enquanto os dois homens ficaram detidos.

Moradores acusam PM de truculência

De acordo com familiares de Claudemir Santos, os militares agiram com truculência, invadindo a casa, onde havia duas crianças.

A irmã de Claudemir, Dayane da Silva Santos, disse ao TNH1 que a polícia teria usado uma arma de choque (não letal) contra sua mãe, de 44 anos. O filho de Dayane, de um ano de idade, chegou a cair da cama durante a abordagem realizada no quarto.

A família diz que vai até a Corregedoria da PM para denunciar a ação. O protesto é acompanhado pelo BPGd, que negocia a liberação da via.