Polícia

Operação nacional contra pedofilia cumpre mandados em Maceió

20/10/17 - 09h27
Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas cumpre, na manhã desta sexta-feira (20,) três mandados judiciais em Maceió contra pessoas acusadas de cometer crimes de pedofilia no Estado. A operação "Luz na Infância" é nacional e ocorre em 24 estados e no Distrito Federal.

De acordo com a assessoria de comunicação da polícia, a operação é comandada pela delegada Adriana Gusmão, titular da Delegacia Especializada dos Crimes Contra a Criança e Adolescente. Até o momento não há prisões confirmadas, e material suspeito, como computadores, câmeras e mídias, estão sendo analisados.

Cerca de mil policiais civis dos estados envolvidos participam da operação. A ação é o resultado de uma investigação de seis meses coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, em parceria com secretarias de segurança regionais e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Dezenas de pessoas já foram presas em flagrante, enquanto os agentes cumprem centenas de mandados de busca e apreensão de materiais com conteúdo de exploração sexual de crianças e adolescentes. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, dará mais detalhes sobre a ação em uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro, no final da manhã.

Em São Paulo, computadores, celulares, câmeras, discos rígidos e outros equipamentos chegam desde o início do dia à sede do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no centro da capital. Ao menos cinco homens presos em flagrante chegaram ao local em viaturas. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou sete prisões, enquanto o órgão de Goiás confirmou três. Um balanço da operação deve ser divulgado no final do dia.